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Artigo sobre educação

 https://revistaensinosuperior.com.br/2025/12/16/novo-processo-de-avaliacao-in-loco-do-inep/

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) propôs um novo modelo para a avaliação in loco dos cursos de graduação, com cronograma previsto para ajustes até dezembro de 2025 e início da implementação em 2026. Nesse artigo, apresento uma síntese das principais alterações para que as instituições de ensino superior possam se preparar.

 

Mudanças da estrutura e fluxo

As principais mudanças dizem respeito à arquitetura dos instrumentos e à dinâmica das visitas, que passarão a seguir uma nova lógica operacional.

  • Nova arquitetura do instrumento:A estrutura atual, baseada em 3 dimensões, com indicadores e atributos, será substituída por uma nova arquitetura com 4 dimensões. Cada dimensão será composta por “objetos de avaliação”, que serão analisados por “atributos” e, por sua vez, detalhados por “qualificadores”. Cada objeto de avaliação receberá um conceito de 1 a 5;
  • Novo calendário trienal:No modelo atual, as visitas são vinculadas aos processos de regulação. A nova proposta estabelece um calendário trienal fixo, no qual todos os cursos receberão obrigatoriamente uma visita a cada três anos, independentemente dos atos de regulação. As avaliações serão organizadas por área da CINE Brasil;

 

Leia também: Avaliador é agente de integração e aprendizado institucional

 

  • Visitas simultâneas:Todos os cursos de uma mesma área da CINE Brasil dentro de uma IES serão avaliados simultaneamente. As visitas serão conduzidas por comissões maiores e com perfis mais abrangentes, exigindo das IES uma capacidade de mobilização sem precedentes;
  • Fim das avaliações virtuais:As comissões de avaliação passarão a ser mistas, com avaliadores atuando presencialmente na IES e outros de forma remota. A composição da comissão e a duração da visita serão dimensionadas pela complexidade do processo:

    ◦ 1 a 2 cursos: 2 avaliadores presenciais (3 dias de visita)

    ◦ 3 a 4 cursos: 2 avaliadores presenciais + 1 remoto (4 dias de visita)

    ◦ 5 a 7 cursos: 2 avaliadores presenciais + 2 remotos (5 dias de visita)

    ◦ 8 a 10 cursos: 3 avaliadores presenciais + 3 remotos (5 dias de visita)

  • Avaliação dos polos EAD:Os polos de educação a distância serão avaliados virtualmente, por meio de um processo de amostragem cujos critérios ainda serão definidos pelo Inep;
  • Revisão periódica:Os instrumentos de avaliação serão revisados a cada ciclo trienal, permitindo ajustes e um aprimoramento contínuo do modelo.

 

O que será exigido em cada dimensão?

A nova arquitetura de dimensões não apenas reorganiza os critérios, mas aprofunda a investigação sobre a intencionalidade pedagógica e a capacidade de melhoria contínua da IES, exigindo evidências mais robustas.

 

Dimensão 1: organização didático-pedagógica

Esta dimensão passará de 24 indicadores para 14 objetos de avaliação, mas com um nível de exigência maior. Os principais elementos que pesarão na avaliação da Dimensão 1 referem-se a:

  • Material didático;
  • Gestão da aprendizagem;
  • Emprego supervisionado de inteligência artificial;
  • Ações de acolhimento estudantil;
  • Mecanismos de acompanhamento de egressos;
  • Programas de inserção no mercado de trabalho;
  • Estímulo à internacionalização.

 

Dimensão 2: corpo docente

A avaliação do corpo docente será reestruturada de 16 indicadores para 8 objetos de avaliação, com destaque para os seguintes pontos:

  • Fomento à inovação e empreendedorismo;
  • Atuação do mediador pedagógico;
  • Oferta de capacitação continuada;
  • Fortalecimento da autoavaliação;
  • Processo bem evidenciado de melhoria contínua.

 

Dimensão 3: infraestrutura

Com a redução de 18 indicadores para 9 objetos de avaliação, a “dimensão 3” traz novos pontos de atenção:

  • Recursos para trabalho remoto de docentes e mediadores pedagógicos;.
  • Programas de qualidade de vida e bem-estar para equipe acadêmica;
  • Salas de aula flexíveis;
  • Design universal com ampla acessibilidade;
  • Fortalecimento da autoavaliação.

 

Dimensão 4: requisitos específicos por área (CINE Brasil)

Esta é uma dimensão totalmente nova, com objetos de avaliação que serão específicos para cada uma das 10 áreas da CINE Brasil. Os principais avanços observados são:

  • Fortalecimento do estágio;
  • Valorização de parcerias com ambientes profissionais;
  • Maior impacto dos laboratórios específicos no conceito final do curso;
  • Incentivo ao ensino de metodologias de trabalho específicas de cada área, preparando os egressos para as demandas do mercado.

 

Balanço geral: avanços, desafios e pontos de atenção

A proposta do Inep traz uma série de melhorias potenciais, mas também levanta preocupações que precisam ser consideradas.

 

Avanços e pontos positivos

  • Maior previsibilidade para as IES com um calendário de avaliação fixo e trienal;
  • Eficiência operacional ao realizar visitas simultâneas por área, otimizando o processo;
  • Relatórios potencialmente mais fidedignos, combinando a visão de avaliadores presenciais e remotos;
  • Redução da subjetividade devido à maior granularidade dos instrumentos (objetos, atributos e qualificadores);
  • Valorização da inovação, do empreendedorismo e do aprendizado prático (estágios e laboratórios);
  • Destaque inédito para a promoção da qualidade de vida e bem-estar da comunidade acadêmica.

 

Desafios e preocupações

  • Dinâmica complexa e potenciais conflitos operacionais em visitas que envolvem múltiplos cursos simultaneamente;
  • Necessidade de preparar sistemas e capacitar todos os atores para mudanças paradigmáticas no processo avaliativo;
  • Ausência de um período de adaptação ou transição, o que pode prejudicar as primeiras IES a serem avaliadas no novo modelo;
  • Alto volume de evidências documentais exigidas;
  • Possível disparidade no nível de exigência da Dimensão 4 entre as diferentes áreas.

 

Conclusão: uma nova era na avaliação

Antonio Esteca

O novo modelo representa uma transição da avaliação, que abre caminho para um processo avaliativo mais justo, comparável e formativo. Ele exigirá das instituições maior planejamento, consistência documental e maturidade na gestão acadêmica. A questão fundamental, portanto, é como cada instituição responderá a esse novo desafio.


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