segunda-feira, 1 de setembro de 2014

The Economist

http://www.economist.com/blogs/graphicdetail/2013/05/daily-chart-0?fsrc=scn/fb/te/bl/ed/moneycanbuyhappiness

Fim de um ciclo de poder

De uma forma ou de outra, a oposição está se unindo para tentar derrubar o PT, há 12 anos no poder. A possibilidade de saída antes da hora de Aécio Neves da disputa presidencial, se lançando a governador em MG, deve ser encarada como interessante, diante da subida do candidato do PT ao governo de MG. Unindo-se à Marina Silva, a possibilidade de vitória da oposição, até em primeiro turno, aumenta bastante. É o fim do ciclo PT no poder. O saldo destes anos é razoável quando analisadas as políticas sociais (transferência de renda), mas caótico pela ausência de reformas. Estamos empacados no baixo crescimento, em função da baixa produtividade, da ausência de reformas, das intervenções desastradas do governo nos mercados, mais gerando ruído do que benefícios, retraindo todos os agentes econômicos, principalmente os empresários e da total descrença dos agentes sobre o futuro. Com Marina ou Aécio pode ser que esta esperança retorne.    

Os 25 mais brilhantes economistas do mundo

http://www.ibtimes.co.uk/imf-lists-25-brightest-young-economists-1462827

Nada mais real.

Renúncia de Aécio em favor de Marina

A bomba do dia são os boatos em torno da renúncia de Aécio Neves. Segundo o VALOR PRO seu objetivo seria eliminar o PT da corrida eleitoral já no primeiro turno. Esta medida evitaria a virada no 2º turno. Aécio ainda espera resposta positiva dos eleitores, em meados de setembro, quando sua propaganda eleitoral daria resultados. Parece improvável também que Aécio aceite fazer algum acordo com Marina no 1º turno.

Pesquisas eleitorais

O destaque da próxima pesquisa fica também para o novo levantamento Datafolha, entre os dias 1 e 3 de setembro com 10.336 entrevistados. Além das perguntas sobre quem é o candidato preferido, também haverá questionamentos sobre a opinião dos entrevistados sobre o aborto e qual é a religião dos entrevistados. A pesquisa deve ser divulgada na próxima quarta-feira e foi contratada pela empresa Folha de S. Paulo e pela Globo Comunicação e Participações. O Ibope também fará pesquisa eleitoral com 2.506 eleitores entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, também podendo ser divulgado a partir de quarta-feira e contratada pela Rede Globo. Por fim, o Sensus também faz pesquisa nacional com 2.000 eleitores que deverá ser divulgada no próximo sábado, com número de protocolo BR-00516/2014. A pesquisa é realizada entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro.

Editorial do Estadão (17/02)

LULA PROMETE O ATRASO: A razia bolsonarista demanda a eleição de um presidente disposto a trabalhar dobrado na reconstrução do País. A bem d...