segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Nível dos reservatórios em São Paulo

Sistemas
http://www.apolo11.com/imagens/pix_pinkclaro.gifRio Grande 0.0 mm 
http://www.apolo11.com/imagens/pix_laranjaclaro.gifRio Claro 0.2 mm 
http://www.apolo11.com/imagens/pix_amareloclaro.gifAlto Tietê 0.0 mm 
http://www.apolo11.com/imagens/pix_verdeclaro.gifCotia 0.0 mm 
http://www.apolo11.com/imagens/pix_vermelhoclaro.gifGuarapiranga 0.0 mm 
http://www.apolo11.com/imagens/pix_azulclaro.gifCantareira 1.2 mm

http://www.apolo11.com/imagens/reservatorios_geral_interno_latest.jpg

Imagem do DIA pelo BROADCAST

BALANÇO SEMANAL

Foi uma semana intensa. Nos EUA o Fed optou por manter o Fed Funds no atual patamar, mesma decisão do Banco Central brasileiro. Na seara política houveram alguns avanços nas articulações dos candidatos nas escolhas dos seus vices e das alianças em construção.
Na política tivemos convenções do PDT e do PSL, ainda sem os vices, que acabaram escolhidos para as convenções do PSDB e da Rede, o primeiro com Ana Amélia do PP, o segundo com Eduardo Jorge do PV. Avanços também ocorreram nas várias sabatinas acontecidas, com os candidatos melhor conhecidos pelos eleitores. No dia 5 termina o prazo das convenções, até o dia 15 vai o prazo para a definição das alianças, com a campanha tendo início neste período. A partir do dia 30 tem início a propaganda de TV e rádio.
Nas decisões do Copom e do Fed, o primeiro se mostrou atento ao cenário básico da inflação, apontando como riscos possíveis tensões externas, pelos imbróglios comerciais dos EUA com os europeus e chineses e pelo atraso das reformas e as eleições indefinidas, o que pode estressar o dólar. Isso abriria uma janela para um ajuste da taxa de juros antes do final do ano.
Sobre a produção industrial, em junho devolveu com pequena sobra as perdas ocorridas em maio (-11%), decorrentes da greve dos caminhoneiros. Cresceu 13,1% no mês, num nível levemente superior ao observado antes deste evento, em abril (+0,7%). Tal movimento em junho acabou gerando um efeito estatístico de 4,3% para o terceiro trimestre. Ou seja, se nada acontecer neste período, assim mesmo a indústria crescerá. Importante observar que este é o período em que costumam ocorrer aumentos nas demandas por encomendas de fim de ano.
Sobre a agenda da semana, estejamos atentos ao grande número de índices de preço a serem divulgados, como o IPCA e o IGP-DI, ambos de julho, e as prévias do IGP-M e do IPC da FIPE, todos sinalizando uma acomodação em torno de 0,5% a 0,6%. Esperamos também os dados da PMC de junho, depois de recuar apenas 0,6% em maio, sustentada pelas vendas dos supermercados. Por fim, não percamos de vista a monitoria do CPI e do PPI, e seus núcleos, de julho, importantes para orientar o Fed no balizamento da taxa de juros. Na terça-feira, por aqui, será importante reunirmos mais informações sobre a atuação do BACEN, a partir da sua ata.

Mercado de Renda Fixa

Segundo o BRADESCO, as curvas longas dos títulos públicos fecharam a semana passada (de 30/07 até 03/08) perto da estabilidade, em uma semana de volatilidade, enquanto as curtas pouco se movimentaram.

A esperada decisão unânime do Copom de manter a Selic no patamar de 6,5% e a falta de indicadores importantes de inflação na semana foram preponderantes para a estabilidade da ponta curta da curva. A curva longa, especialmente as NTN-Fs longas, que são títulos públicos preferidos dos investidores estrangeiros - portanto mais suscetíveis a acontecimentos externos - estiveram voláteis especialmente no final da semana. Na quinta-feira a escalada das tensões comerciais internacionais puxou os rendimentos para cima com aversão ao risco aos países emergentes. O payroll americano abaixo do esperado, por outro lado, derrubou as taxas

BOM DIA MERCADO, ROSA RISCALA

Mais animado com a candidatura de Alckmin, o mercado tem hoje novas e boas notícias para a campanha ao tucano. O Ibope, na 6ªF à noite, indicou sua reação em SP, onde já está à frente de Bolsonaro, com 19% a 16%. Além disso, Bolsonaro não se saiu bem na sabatina da Globonews e a escolha do general Mourão para a vice, neste domingo, foi considerada um "erro estratégico" pelos apoiadores do capitão nas redes sociais.

... Após Janaina recusar o convite no sábado, por "problemas familiares", a aposta era de que Bolsonaro se uniria ao príncipe Luiz Phillipe de Orleans e Bragança, tido como uma opção intelectualmente mais sofisticada.

... O general Mourão, uma escolha pessoal de Bolsonaro, segundo o Globo, surpreendeu e frustrou os seguidores do candidato, que levaram a hashtag #PrincipeVice ao segundo lugar nos trending topics do Brasil no Twitter.

... O receio de parte dos eleitores é de que a chapa 100% militarista afaste os votos dos moderados, que podem acabar indo para Alckmin, contra um candidato de esquerda, tirando Bolsonaro do segundo turno.

... O general Mourão é autor de declarações polêmicas. Em entrevista recente, chamou eleitores de Bolsonaro de "boçais" e, no ano passado, defendeu a intervenção militar e exaltou o "heroísmo" do coronel Ustra.

... A aliança com o PRTB aumentará o tempo de TV de Bolsonaro dos atuais oito segundos para 12 segundos.

Papo de Economista: Reinício

Papo de Economista: Reinício: Amigos,  estou reiniciando este projeto pessoal, colocando todos os meus conteúdos de análise/academia sobre Economia e Finanças .  ...

Artigo de Investing

https://br.investing.com/analysis/cenario-politicoeleitoral-200222164

Falemos da cena político eleitoral neste ano. 

Reinício

Amigos, 

estou reiniciando este projeto pessoal, colocando todos os meus conteúdos de análise/academia sobre Economia e Finanças

Acessem e se divirtam. 

Editorial do Estadão (17/02)

LULA PROMETE O ATRASO: A razia bolsonarista demanda a eleição de um presidente disposto a trabalhar dobrado na reconstrução do País. A bem d...