sábado, 18 de outubro de 2025

Leitura de sábado - UBS e Prior

 *Leitura de Sábado: UBS vende ações da Prio para reduzir exposição a Tanure, dizem fontes*


Por Cynthia Decloedt


São Paulo, 16/10/2025 - O Banco UBS Brasil adotou a estratégia de reduzir sua exposição em créditos tomados pelo empresário Nelson Tanure junto ao Credit Suisse, banco suíço adquirido pelo UBS em 2023, apurou a Broadcast. Nesse movimento, o UBS desmontou uma das operações de crédito que tinham as ações da Prio como garantia, resultando na venda de posição relevante das ações da companhia produtora de petróleo que estavam em posse do banco. A operação foi feita na semana passada.


A venda pelo UBS de uma parte das ações da Prio foi comunicada ao mercado pela própria empresa na segunda-feira, 13. A Prio informou que o banco suíço reduziu participação relevante em derivativos, com liquidação financeira, referenciados em ações de emissão da Prio. Na quarta-feira, 14, em outro comunicado, a Prio informou que o UBS Brasil reiterou posição consolidada de 6,43% em derivativos com liquidação financeira referenciados em ações de emissão companhia.


A Prio é considerada um dos principais casos de sucesso dos investimentos feitos por Tanure em empresas problemáticas. A companhia passou por uma grande transformação desde 2013, quando a então HRT foi adquirida pelo empresário. A Prio vale hoje perto de R$ 32 bilhões e se consolidou como uma das maiores exploradoras e produtoras de petróleo privadas.


Mesmo depois desta operação, o UBS segue com parte de uma exposição em empréstimos tomados pelo empresário, que somavam entre R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões antes desta liquidação, conforme fontes. As operações de crédito a Tanure foram feitas no segmento de gestão de fortunas (wealth managment) do Credit Suisse. O banco foi comprado pelo UBS em 2023, em uma operação global.


EMAE


A decisão de diminuir sua exposição ao empresário acontece em meio a uma série de eventos recentes envolvendo o nome de Tanure e suas empresas investidas. No início deste mês, o empresário perdeu o controle da EMAE, empresa de energia privatizada no ano passado pelo governo de São Paulo. A perda se deu por uma operação feita após o vencimento antecipado de um empréstimo de R$ 520 milhões tomado por meio de uma emissão de debêntures subscritas pela XP. Os papéis eram garantidos por ações da EMAE e ainda da Ambipar, que está reestruturando uma dívida de R$ 11 bilhões e caminha para entrar em recuperação judicial.


O vencimento antecipado das debêntures da EMAE foi decretado após a Phoenix Água e Energia, holding que tinha o controle da EMAE e onde Tanure é o principal acionista, deixar de honrar um compromisso de cerca de R$ 130 milhões. Como mostrou a Broadcast, credores estavam atentos aos movimentos da EMAE havia pelo menos seis meses, incluindo relacionados ao uso do caixa da EMAE. O maior deles, revelado pela Coluna do Broadcast, foi o acordo para a compra de R$ 250 milhões em debêntures conversíveis, bônus de subscrição e títulos de dívida emitidos no exterior (bonds) da Light, empresa na qual Tanure é um dos acionistas de referência.


Procurado, por meio da assessoria de imprensa, o empresário Nelson Tanure questionou a informação apurada pela Broadcast. O UBS não comentou e a Prio não retornou até a publicação da nota.


Contato: cynthia.decloedt@estadao.com


Broadcast+

Leitura de sábado - ANAC

 Leitura de Sábado: Regulador não pode ser fardo adicional para setor aéreo, diz Faierstein/Anac


Por Luiz Araújo


Brasília, 16/10/2025 - O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Faierstein, afirma que sua gestão terá como pilar o diálogo com o Congresso Nacional. Tendo assumido o posto há dois meses, o presidente avalia que, de forma equivocada, a agência se distanciou do Legislativo, o que teria enfraquecido o orçamento e levado ao desalinhamento entre a agenda regulatória e projetos parlamentares.


Em entrevista à Broadcast, Faierstein defende que a independência técnica não pode significar isolamento institucional e que o diálogo com o Executivo e o Legislativo é essencial para recompor o orçamento e garantir estabilidade regulatória. "A Anac tem excelência técnica, mas perdeu capacidade de articulação. Nosso papel é reconstruir essa ponte."


Com passagens pela Infraero, o diretor-presidente destaca que a estatal tem condições de recuperar protagonismo na aviação regional. "Após anos de déficit, ela conseguiu equilibrar as contas e hoje tem capacidade de investimento", afirma. Confira os principais trechos da entrevista:


Broadcast: Recentemente o senhor falou sobre a necessidade de equilíbrio do papel regulatório para que o setor aéreo não seja prejudicado. Como deve ser esse equilíbrio?


Tiago Faierstein: No fim do dia, o que queremos é melhorar o serviço para a população. A principal reclamação em relação às companhias aéreas é o preço da passagem. Há espaço para reduzir custos. Dois fatores impactam diretamente o valor das passagens. O primeiro é a oferta e procura: temos mais pessoas querendo viajar e menos aeronaves disponíveis, devido à manutenção, escassez de peças e atraso na entrega de novos aviões - uma situação global, não apenas do Brasil. O segundo ponto é o custo dolarizado: cerca de 60% das despesas do setor dependem do dólar. Quando a moeda sobe, o custo sobe. Mesmo com tarifas elevadas, os voos estão lotados, e as companhias enfrentam dificuldades financeiras. O objetivo é que a Anac não seja um fardo adicional para o setor, já pressionado por custos dolarizados e alta judicialização. Entre os temas em discussão, está a jornada dos tripulantes. Temos dialogado com o sindicato dos aeronautas em busca de um consenso. A ideia é equilibrar os interesses e manter a segurança e o bem-estar de todos.


Broadcast: A questão da judicialização está próxima de ser resolvida, certo? Já que há um julgamento em curso no STF que terá repercussão geral.


Faierstein: O Supremo vai decidir se prevalece o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) ou o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Se o STF entender que prevalece o CDC, pouco há o que fazer. Mas se prevalecer o CBA, teremos de atualizar a Resolução 400. A Anac pretende apresentar uma proposta de atualização ainda este ano, respeitando os prazos de consulta pública e de análise de impacto regulatório.


Broadcast: O Congresso se mostrou bastante crítico às companhias nos últimos anos. Não há risco de se opor a pautas como a flexibilização da jornada dos tripulantes?


Faierstein: A relação com o Congresso é de diálogo constante. Estamos próximos, trocando informações e sentindo a temperatura das pautas para evitar decisões desalinhadas. O objetivo é que a Anac seja o centro de consulta técnica antes de qualquer projeto de lei sobre o setor. Isso já está mudando. Passei nove meses entre a indicação e a sabatina no Senado, o que me permitiu circular, entender o ambiente e amadurecer o diagnóstico. A Anac tem reconhecida excelência técnica, mas se isolou nos últimos anos, deixou de dialogar com o Congresso. Esse isolamento foi prejudicial. Quando se deixa de conversar com o Congresso, perde-se orçamento e espaço na formulação de políticas públicas. O Congresso quer proximidade, quer ouvir, e é isso que estamos restabelecendo. Temos um programa de regulação responsiva, que ajusta o nível de normatização conforme o risco. Agora queremos aplicar o mesmo conceito à comunicação: conversar antes de publicar novas regras, antecipar informações ao Congresso e aos atores do setor. Assim, as demandas chegam mais amadurecidas e com menos ruído político.


Broadcast: O senhor vê perspectiva de que o problema de orçamento das agências seja superado nos próximos anos a partir dessa aproximação com o Congresso?


Faierstein: Esse é o principal foco do nosso trabalho. Já temos compromisso do presidente da Comissão de Infraestrutura e de lideranças da Câmara e do Senado para recompor o orçamento das agências reguladoras. Reativamos o Conselho das Agências Reguladoras Federais, que estava parado, e hoje temos uma pauta conjunta. Fui eleito vice-presidente, ao lado do diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio. Estamos atuando de forma integrada com Aneel, Anvisa, Antaq, ANA e outras.


Broadcast: E com o governo, como será a relação?


Faierstein: A relação com o governo é de alinhamento e colaboração, especialmente com o Ministério de Portos e Aeroportos. A Anac foi criada para regular, certificar e fiscalizar, mas também para atuar de forma alinhada às políticas públicas do governo federal, como está previsto na sua lei de criação. Isso não compromete a independência técnica, pelo contrário: fortalece a atuação institucional. A agência precisa da política pública e do orçamento, e o governo precisa da Anac para executar suas diretrizes. Dialogar não é depender. A independência não deve ser confundida com isolamento. Eu costumo dizer que o diretor não está ali apenas para seguir normas, mas para dar rumo, direção e visão institucional.


Broadcast: Quais são as marcas pretendidas para sua gestão?


Faierstein: Nossa agenda não é quantitativa, baseada em número de resoluções ou regulamentos alterados. É qualitativa e estratégica. Queremos que o setor de aviação civil saia desta gestão melhor do que entrou: mais cidades atendidas, mais pessoas voando, companhias mais saudáveis. O foco é o olhar da sociedade. O crescimento do setor só se sustenta com um mercado equilibrado. E não existe aviação civil bem-sucedida no mundo sem apoio do Estado. Nosso trabalho será direcionado para as áreas em que a Anac tem controle efetivo e pode gerar resultados concretos. Vamos focar naquilo que está ao nosso alcance e que pode, de fato, produzir impacto positivo no setor.


Broadcast: Como o senhor avalia o papel dos aeroportos regionais para o avanço do setor?


Faierstein: O Programa Ampliar, criado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, é fundamental. Ele estabelece uma mesa de negociação entre governo e concessionárias, oferecendo contrapartidas como extensão de prazo ou reequilíbrio contratual em troca da assunção de aeroportos regionais deficitários. Não se trata de obrigar as concessionárias, mas de criar incentivos. É uma política pública inteligente, semelhante à que originou a Infraero, que administrava aeroportos pouco atrativos à iniciativa privada até se tornarem rentáveis. A lógica agora é a mesma: fomentar o desenvolvimento da aviação regional com apoio estatal, até que esses ativos se tornem viáveis.


Broadcast: Qual é o papel da Infraero no atual contexto?


Faierstein: A Infraero é uma empresa pública financeiramente independente, com mais de R$ 2 bilhões em caixa e 51 anos de experiência técnica. Após anos de déficit, ela conseguiu equilibrar as contas e hoje tem capacidade de investimento. É um ativo importante do governo e pode voltar a ter protagonismo na execução de políticas públicas, como a construção, reforma e administração de aeroportos regionais. A ideia não é que ela gere lucro, mas que cumpra sua função social de desenvolver infraestrutura onde o setor privado não tem interesse imediato. O equilíbrio financeiro permite que a empresa use seu caixa para investir em projetos públicos, sem depender do Tesouro. A Infraero também presta serviços remunerados, como consultoria e operação sob contrato com prefeituras, o que ajuda a manter a sustentabilidade. O importante é que, com as contas equilibradas, o dinheiro em caixa possa ser direcionado a investimentos em aviação regional, cumprindo o papel público para o qual a empresa foi criada.


Contato: luiz.araujo@estadao.com


Broadcast+

Leitura de sábado - peso do juro

 Leitura de Sábado: Peso do juro aumenta e deve prejudicar balanços de varejistas e alavancadas


Por Ana Paula Machado


São Paulo, 17/10/2025 - A desaceleração da economia brasileira deve se refletir nos resultados financeiros das empresas listadas na Bolsa no terceiro trimestre. Analistas e estrategistas ouvidos pela Broadcast afirmam que a taxa elevada de juros penalizará as companhias mais ligadas à atividade doméstica, especialmente as do setor varejista, mas com efeitos também sobre aquelas com endividamento alto. A temporada de balanços ganha fôlego a partir da próxima semana.


A percepção dos profissionais é a de que os resultados do período de julho a setembro evidenciarão a Selic a 15% "fazendo o trabalho dela", ou seja, desacelerando a economia em ritmo de pouso suave para diminuir a inflação. Segundo o Projeções Broadcast, o terceiro trimestre deve mostrar crescimento de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB), ante 0,4% nos três meses anteriores.


"As empresas que são mais sensíveis a este cenário podem apresentar um resultado pior, mas dentro do esperado, não deve ter nada fora da curva", afirma o analista de investimentos da Daycoval Corretora, Gabriel Mollo. "O que mais preocupa é a inadimplência, e isso afeta mais os bancos e varejo, o que acaba contaminando a economia como um todo."


O peso dos juros elevados nos resultados das empresas brasileiras deve permanecer, pelo menos, até o primeiro trimestre do próximo ano, de acordo com os analistas. A expectativa, segundo eles, para o início do ciclo de corte da Selic é a partir de março de 2027.


"O corte está demorando mais do que o mercado imaginava em função do discurso muito conservador do Banco Central", avalia o diretor de Equity Research Latin America do Citi, André Mazini.


O estrategista de ações da Genial Investimentos, Filipe Villegas, é mais pessimista e acredita que o ciclo de afrouxamento monetário deve se iniciar somente em maio ou junho, estendendo os efeitos da restrição monetária por mais tempo que o previsto.


"Em dezembro deve haver uma desaceleração forte da economia, mas hoje o que temos de precificação da curva de juros é um corte da Selic e a partir de janeiro e olhe lá."


Exposição


Expostas imediatamente ao ciclo monetário, as empresas varejistas devem ver a sua receita cair no terceiro trimestre deste ano. "O setor vai performar mal, pois o País está desacelerando e acredito que vai apresentar resultados consistentes quando Selic começar a cair, isso em março do ano que vem", projeta Mollo, da Daycoval Corretora.


O economista da Valor Investimentos Ian Lopes também acredita que o setor segue em um momento delicado, em função das altas taxas de juros. "Apesar de resilientes, os juros altos pesam na dívida das empresas, por isso, não vai ter resultados tão bons, com a inadimplência crescente e o consumo em queda", diz Lopes.


Outro fator que deve pesar nas empresas é o inverno mais persistente neste ano em comparação a 2024.


Para Mazini, do Citi, o fator clima deve impactar os resultados do varejo de vestuário, como Azzas, Lojas Renner e C&A. "Além da atividade ter se desacelerado no trimestre. Os volumes foram mais baixos neste período em todo o setor."


Para o analista da Reach Capital Investimentos Khalil Lima, o que pode melhorar os resultados do setor é a alavancagem, mas por perda de receita e não por redução da dívida líquida das empresas.


"Quando a atividade desacelera, a desalavancagem operacional também cai, isso porque a conversão da dívida líquida com margem Ebitda fica menor", diz Lima. "As piores categorias devem ser o de vestuário, com Lojas Renner, Guararapes e C&A apresentando balanços piores, e alimentos, com volume menor de vendas."


Por outro lado, empresas com muitas dívidas, como Raízen, também devem ser prejudicadas pelos juros altos. Nas últimas semanas, o mercado tem questionado a saúde financeira dessas companhias, dado o alto grau de alavancagem.


"O mercado vai olhar com lupa essas empresas já com receio de que pode prejudicar os resultados futuros", diz Villegas, da Genial. "Com manutenção da Selic e taxa de juros longos nestes patamares, as companhias alavancadas devem sofrer neste trimestre."


Contato: ana.machado@estadao.com


Broadcast+

Produtividade é a saída

  O mundo está girando (e rápido): o Brasil vai acompanhar ou ficar para trás? 🌎🇧🇷 Acabei de ler uma análise excelente de Marcello Estevã...