terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Edson Bueno

Edson de Godoy Bueno, de 74 anos, o fundador ex-dono do grupo Amil, morreu após passar mal, na manhã de hoje, durante uma partida de tênis, em Búzios, no Região dos Lagos do Rio. Ele sofreu um infarto. O Hospital da Amil, no Rio, chegou a ser preparado para receber Edson. Ele seria levado de helicóptero, de Búzios ao Rio, e faria uma angioplastia de emergência. Mas não deu tempo.

Moreira Franco

Dia em q a definição de Moreira Franco como Secretário Geral da Presidência deve capitalizar as atenções do mercado. Celso de Mello, ministro do STF, irá deliberar sobre isso. A dúvida maior é saber se ele terá ou não foro privilegiado. As declarações de Michel Temer, um dia antes, talvez tenham servido para acalmar os agentes. Disse ele que se algum ministro ou assessor virar réu, com provas, ele demite no ato. 

Vicente Nunes, do Correio Braziliense

Apesar das incertezas políticas que deixam Brasília em estado de alerta, os investidores estão apostando todas as fichas que o governo de Michel Temer sobreviverá até o seu final e conseguirá aprovar, mesmo com algum atraso, as Reformas Trabalhista e da Previdência Social. A confiança é tanta que os analistas já estão projetando que o Ibovespa, índice que mede a lucratividade das ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), encerrará este ano entre 90 mil e 100 mil pontos. 

Mercado

 Após uma sessão positiva para o principal índice do mercado acionário nacional, o IBOVESPA iniciou a terça-feira (14) sem movimento definido. Às 9h36 (horário de Brasília), os contratos futuros do índice com vencimento em fevereiro operavam com variação positiva de 0,19%, a 67.045 pontos. O dia é de cautela para os mercados, com os investidores de olho na fala da chairwoman do Federal Reserve, Janet Yellen, e repercutindo a primeira baixa do governo Trump. Por aqui, atenção para a decisão do ministro do STF Celso de Mello sobre a nomeação de Moreira Franco.

Vendas do varejo

As vendas no varejo brasileiro recuaram 2,1% em dezembro na comparação com o mês anterior e fecharam 2016 com queda de 6,2%, pior resultado para a série iniciada em 2011, informou o IBGE nesta terça-feira. Na comparação com dezembro de 2015, as vendas caíram 4,9%. A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 1,95% na comparação mensal e de queda de 4,50% sobre um ano antes.

Novos topos...

O Ibovespa continua em busca dos patamares históricos, aponta a Itaú Corretora. "O Ibovespa superou a máxima de 2016 em 66.600 pontos e agora segue em busca de patamares do passado. Os próximos objetivos estão 69.000 e por último a máxima histórica atingida em 2008 na região dos 74.000 pontos". No lado da baixa, os suportes estão em 64.600 e 63.700 pontos, que passa a ser o suporte mais importante no curto prazo, indicam.

Editorial do Estadão (17/02)

LULA PROMETE O ATRASO: A razia bolsonarista demanda a eleição de um presidente disposto a trabalhar dobrado na reconstrução do País. A bem d...