segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Bom humor é a saída

Ser brincalhão e divertido pode oferecer uma série de benefícios para os traços de personalidades de uma pessoa, informou uma pesquisa publicada na revista científica "Personality and Individual Differences". Um grupo de pesquisadores da Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha, liderado pelo psicólogo René Proyer, afirmou que ser engraçado torna a maioria dos adultos bons observadores, fazendo-os enxergar as coisas a partir de novas perspectivas, além de transformar atitudes monótonas em atos mais interessantes. Realizado com cerca de três mil pessoas, o estudo também identificou quatro tipos de brincalhões: há aqueles que gostam de brincar com amigos e parentes; os que são mais lúdicos e fazem da vida uma espécie de jogo; há também os que fazem brincadeiras mais intelectuais usando pensamentos e ideias; e por fim, o brincalhão lunático, aquele que se interessa por coisas estranhas e incomuns, e faz palhaçada com as pequenas situações diárias. Segundo a pesquisa, essas características se sobrepõe aos outros cinco grandes traços de personalidade de uma pessoa, que é extroversão, afabilidade, consciência, estabilidade emocional e abertura às novas experiências. 

Taxa Selic e PIB em viés de alta

Ao que parece o novo ritmo de cortes da taxa Selic deve gerar um clima melhor para a economia e um crescimento até maior do que o previsto. O Safra, por exemplo, "acha que o novo ritmo de flexibilidade da política monetária elimina o viés de baixa da nossa previsão de crescimento para o PIB em 2017, em 0%. Introduz também um viés de alta na projeção de 2,0% para o PIB de 2018", segundo o economista da casa. Estimativas agora são  de que a taxa Selic deve encerrar o ano a 9,25% ao ano, contra 9,75% na projeção anterior. Para 2018, o Safra continua com a visão abaixo do mercado de 8,5% para o juro. O último relatório Focus, que concentra o consenso do mercado, aponta para 9,75% em 2017 e 9,5% no ano seguinte. Nós da Lopes Filho achamos q a taxa Selic deve recuar a 10% neste ano e o crescimento mantido em 0,6%. 

Andre Lara Resende

Monica de Bolle

Ibovespa deve buscar 69 mil pontos

O Ibovespa está no rumo de buscar os 69 mil pontos no médio prazo, apontam os analistas técnicos da Itaú Corretora em relatório enviado a clientes nesta segunda-feira.

"O Ibovespa está em alta no curto prazo em direção à máxima do no passado em 65.300 pontos. Passando desta, o mercado abrirá espaço para um movimento de médio prazo em direção à região dos 69.000 pontos.” 

Exibindo image001.jpg

A nova safra de delações

Um segundo tempo de delações é esperado. A perspectiva de depoimentos de Leo Pinheiro (OAS), Antonio Palocci (ex-ministro) e Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara), assombram o ex-presidente Lula

Bancos mais expostos

O economista Felipe Rezende, pesquisador e professor-associado da Hobart and William Smith Colleges, nos Estados Unidos, acha que "haverá uma reprecificação dos ativos globais em decorrência das medidas econômicas esperadas pelo governo Donald Trump. O Fed deve elevar os juros locais com maior rigor e o dólar experimentar uma valorização no mercado cambial. No Brasil, o agravamento da crise de endividamento das empresas deve impor situação delicada ao sistema bancário, que sofrerá as consequências das renegociações e reestruturações de dívidas de empresas no passado".

Fundos de Pensão, por Vicente Nunes do Correio Brasiliense

Gente graúda do governo está convencida de que uma das principais bombas que vão estourar nas próximas semanas virá dos fundos de pensão de estatais, que foram saqueados nos últimos anos. A Polícia Federal está recheada dos novas informações sobre os esquemas que desviaram bilhões de trabalhadores. Serão muitas as prisões anunciadas. É coisa gigantesca.

Editorial do Estadão (17/02)

LULA PROMETE O ATRASO: A razia bolsonarista demanda a eleição de um presidente disposto a trabalhar dobrado na reconstrução do País. A bem d...