sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Lei da Reciprocidade

 🇧🇷/🇺🇸 *Hugo Queiroz: Reciprocidade pode abalar economia e colocar Bolsa em correção*


A possível decisão do governo brasileiro de adotar a Lei de Reciprocidade contra os Estados Unidos deve impactar fortemente o mercado nesta sexta-feira, em razão dos eventuais efeitos futuros sobre a economia na medida em que os EUA é o maior investidor no País, na opinião do sócio da L4 Capital, Hugo Queiroz.


Conforme noticiou o Estadão/Broadcast, o presidente Lula autorizou o Itamaraty a acionar a Câmara de Comércio Exterior (Camex) para iniciar consultas com vistas à aplicação da lei, como resposta ao tarifaço de 50% que atinge setores e produtos brasileiros.


"A gente pode ver uma desaceleração abrupta da economia. Para o Brasil, é a maior bobagem do mundo adotar reciprocidade. Em termos de balança comercial não impactaria nada. E iria estremecer as relações comerciais entre os dois países, que já não vinham bem, e mexer com 20% do PIB", afirmou Queiroz, lembrando que o investimento direto dos EUA no Brasil soma U$ 300 bilhões.


Para ele, a notícia deve deixar a Bolsa, que vinha de duas fortes altas, em correção. Ao mesmo tempo, o mercado de câmbio deve ficar estressado, com uma desvalorização adicional do real e possível resposta negativa dos juros, em razão dos potenciais efeitos sobre o PIB.


"Em suma, a notícia é bem negativa em termos de economia real, de mercado financeiro e de capitais", finaliza.


https://tinyurl.com/yrhzo5c9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Produtividade é a saída

  O mundo está girando (e rápido): o Brasil vai acompanhar ou ficar para trás? 🌎🇧🇷 Acabei de ler uma análise excelente de Marcello Estevã...