Pular para o conteúdo principal

Pesquisas pipocando

 *RELATÓRIO UBS/BB: AVALIAÇÃO POSITIVA DE LULA É INSUFICIENTE PARA SUGERIR Vitória dele  2026*


Por Geovani Bucci


São Paulo, 29/08/2025 - O agregador de pesquisas de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizado pelo banco UBS BB aponta que a aprovação - somando as avaliações de “ótimo” e “bom” do mandatário - está em 29,7% (30%). De acordo com o estudo, qualquer candidato com porcentual abaixo de 40% não foi reeleito nem conseguiu eleger um sucessor, portanto, o índice do petista é insuficiente para sugerir sua vitória em 2026.


O relatório agregou os resultados das pesquisas Quaest, Paraná Pesquisas e Datafolha, além de outros levantamentos incluídos na base do banco. O UBS BB destacou que houve uma segunda alta no indicador, de 28% para 30%, puxada pelas sondagens mais recentes da Quaest e do Paraná.


Ainda assim, a taxa segue distante dos patamares registrados antes de novembro de 2024, quando rondava 35%, e dos primeiros meses do atual mandato, quando alcançava 40%.


Segundo o documento, a imposição da tarifa de 50% sobre exportações brasileiras anunciada pelo presidente dos Estados, Unidos Donald Trump, em 9 de julho gerou um leve impulso (cerca de 3 pontos porcentuais) na avaliação de Lula, mas não suficiente para reverter a tendência de queda observada desde novembro de 2024.


O UBS ressalta que a economia está com desempenho bom, embora não excelente, a inflação está desacelerando e o desemprego está no menor nível. A análise também salienta que, na última pesquisa Quaest, a violência urbana apareceu como a principal preocupação dos eleitores, fator que pode ajudar a explicar a perda de popularidade no primeiro semestre de 2025.


FALCÃO NOTÍCIAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada