quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Picpay e banco Master

 *Pic pay, dos irmãos Batista, formaliza pedido de compra da Kovr no Cade*


Seguradora que era do Banco Master foi antes vendida para executivos da própria Kovr, em negócio costurado pela J&F Aquisição era considerada óbvia no mercado, já que o PicPay já atuava na distribuição da maior parte dos produtos ofertados pela seguradora


17.fev.2026 às 14h23


O PicPay, banco digital do Grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, protocolou no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a formalização do pedido de compra da Kovr Seguradora, que antes era de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O requerimento foi entregue na semana passada. O valor da transação aparece com acesso restrito no órgão antitruste.


A operação também está sujeita à aprovação da Susep (Superintendência de Seguros Privados), que é ligada ao Ministério da Fazenda.


A Kovr foi vendida por Vorcaro pouco antes da liquidação do Master, em uma operação conhecida como MBO (Management Buyout), ou seja, compra da empresa pelos seus gestores. Conforme divulgado pela seguradora, os sócios minoritários Thiago Leão de Moura (CEO), Eduardo Viegas (vice-presidente de operações) e Renato Rennó (diretor comercial) adquiriram o negócio.


Mas a operação desde o início foi costurada para que o PicPay adquirisse, ao final, 100% da seguradora. No mercado, a compra pelo banco dos irmãos Batista era considerada óbvia, já que a instituição já atuava na distribuição da maior parte dos produtos ofertados pela Kovr.


Essa costura, porém, não aparece no documento protocolado junto ao Cade. O PicPay pede, no requerimento, a dispensa de apresentação das informações sobre os vendedores e seu grupo econômico, argumentando que elas não são relevantes.


Consultado, o banco digital disse à coluna por meio de sua assessoria de imprensa que essa informação é irrelevante do ponto de vista concorrencial em aquisições de 100% do capital, como é o caso do pedido. "A dispensa dessas informações é habitual no âmbito do Cade nesse tipo de operação", afirmou por meio de nota.


No pedido de aquisição protocolado no Cade, o PicPay diz que a aquisição configura uma oportunidade de expandir sua atuação para os segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta, que são hoje adjacentes às suas atividades e complementares à sua base de clientes.


A operação também envolve a compra da Estrutural, corretora de seguros cujos sócios são familiares dos gestores da Kovr que adquiriram de Vorcaro a seguradora.


Mesmo antes da liquidação do Master, a Kovr já estava fora das negociações de venda do banco. Na operação de aquisição pelo BRB (Banco de Brasília), anunciada em março do ano passado, a seguradora, o banco Voiter e o Banco Master de Investimentos ficaram fora do desenho da operação.


https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2026/02/picpay-dos-irmaos-batista-formaliza-pedido-de-compra-da-kovr-no-cade.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BDM Matinal Riscala

 *Bom Dia Mercado* Quarta Feira,18 de Fevereiro de 2.026. *Vale afunda com China no Ano Novo Lunar* ​ B3 reinicia atividades às 13h nesta Qu...