quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Enquanto isso no Irã

 *A armadilha de Trump para Khamenei*


De acordo com relatos da imprensa estrangeira, o presidente americano está oferecendo ao Irã um acordo que inclui três componentes principais:

1. O abandono do programa nuclear militar, incluindo a renúncia total ao enriquecimento de urânio e a entrega do material já enriquecido existente.

2. Uma redução drástica das capacidades de produção de mísseis balísticos e, segundo alguns relatos, incluindo a limitação de seu alcance a um nível que não chegue a Israel.

3. A cessação completa do financiamento ao terrorismo e do apoio a grupos aliados (Hezbollah, Hamas, Houthis, as milícias no Iraque, entre outros).


Este é um acordo que Khamenei não pode aceitar e, se aceitasse, significaria abrir mão de um dos dois objetivos supremos do regime: a exportação da Revolução Islâmica. Na prática, trata-se de uma mudança de regime no que diz respeito à política externa, sem substituir as pessoas que a comandam.


Trump pode acreditar que Khamenei concordaria com isso para preservar o segundo objetivo supremo — a sobrevivência do regime dentro do Irã; porém, é mais provável que se trate de uma armadilha destinada a provocar uma recusa e, assim, desencadear uma ação militar.


_Tamir Morag Canal 14_



Grupo de Noticias Likud Brasil: https://bit.ly/walikudbr


*Faça parte do Likud Brasil e nos ajude a combater o antissemitismo.* 

Cadastre-se grátis:

bit.ly/likudcad

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ailton Braga

  Hoje, 02/02/2026, saiu no Blog do IBRE da FGV, artigo meu em que faço análise da interação entre política fiscal e política monetária, a p...