Dan Kawa

Brasil: Uma atuação perigosa no câmbio
By Dan Kawa
16Dez24

No sábado fiz uma atualização maior sobre o pano de fundo do Brasil, aqui: https://lnkd.in/dXpDm7VJ.

Na sexta-feira, no Brasil, o BCB promoveu um leilão de venda de dólares a vista, após a cotação da moeda testar o patamar em torno de 6.08. Na minha experiência de pouco mais de 2 décadas observando o mercado de câmbio no Brasil e no mundo, aprendi que intervenções cambiais podem ajudar a suavizar movimentos de depreciação (ou apreciação) das moedas, mas dificilmente alteram a tendência ou dinâmica estrutural.

Sim, o Brasil detém hoje pouco mais de $350B em reservas internacionais. Sim, as reservas funcionam como uma espécie de "seguro" para momentos de "crise", ou quando são necessárias. Contudo, as condições de contorno para a utilização de reservas internacionais importam muito para que a sua utilização seja eficaz.

No atual momento, o problema do Brasil é Fiscal e uma perda de confiança dos agentes em relação a disposição do governo em promover os ajustes necessários para colocar o país no trilho da prosperidade de longo-prazo. Vender Dólares das reservas, neste estágio do ciclo, irá reduzir um seguro importante para o país, sem que corrija o real problema da economia.

Neste pano de fundo, a atuação no mercado de câmbio a vista não será apenas inócua, mas poderá atuar na direção contrária, levando a uma depreciação ainda maior e mais rápida do Real. 

Comentários

Postagens mais visitadas