Análise Bankinter Portugal
NY 0% US tech -1,3% US semis -3,4% UEM +1% España +1,7% VIX 17,4% Bund 2,84% T-Note 4,22% Spread 2A-10A USA=+71pb B10A: ESP 3,21% PT 3,20% FRA 3,43% ITA 3,46% Euribor 12m 2,226% (fut.2,373%) USD 1,185 JPY 183,3 Ouro 4.434$ Brent 65,7$ WTI 61,7$ Bitcoin -7,5% (76.307$) Ether -18,9% (2.218$).
SESSÃO: Dois factores para este brusco arrefecimento do mercado: Warsh e o CEO de Nvidia sobre OpeanAI. A escolha de K. Warsh para substituir Powell está a fazer com que os mercados reajam exageradamente, com sérias realizações de lucros nos ativos que mais subiram recentemente e que, precisamente por isso, passam a ser considerados de risco (ouro, prata, commodities em geral), além de fazer cair os de risco pela sua própria natureza (tech, semis, etc.). Reação exagerada porque pode ser que Warsh seja mais hawkish/duro e menos obediente do que outros (foi bastante hawkish/duro quando foi Conselheiro da Fed entre 2006/11), mas ao candidatar-se para o cargo expressou-se a favor de taxas de juros inferiores, aligeirar a regulação… mas também de reduzir o balanço da Fed (medida hawkish/dura), o que já foi testado, mas não viável na prática, porque afeta demasiado o mercado. É provável que nem toda esta brusca realização de lucros se deva a Warsh, que já veremos o quão obediente é a Trump, mas também ao facto de começarem a surgir vozes um pouco mais prudente sobre os investimentos em IA que podem arrefecer (felizmente) as saídas à bolsa de Anthropic, xAI, OpenAI, etc. O CEO de Nvidia (Huang), por exemplo, insinuou, embora de forma confusa, que o seu investimento em OpenAI poderá ser inferior aos 100.000 M$ acordados em setembro.
Além disso, embora menos importante, o BoJ considera a possibilidade de estar a ficar para trás com a sua taxa diretora perante um possível aumento da inflação, o que significa que admitem que poderão chegar tarde para a combater. Isto é hawkish/duro e implica riscos de erro por parte do BoJ, o que não é nada bom para o mercado e deverá ser bastante apreciatório para o yen, porque aumenta a possibilidade do BoJ terminar por subir até 1,00% vs. 0,75% atual.
O arrefecimento está servido por Warsh, Nvidia/OpenAI e el BoJ. E não tem por que ser mau se corrige excessos ou previne excessos posteriores piores. Esta madrugada, Japão -1,3%, mas Coreia, que é pura tecnologia, -5,3%. Os futuros sobre Wall St. vêm em queda entre -1% e -1,5%, enquanto os europeus ca.-1%. O petróleo -5%, o ouro -7% e a prata -11%, mas parece que as criptos começam a travar as quedas e estas são o ativo mais sensível e especulativo, portanto, poderão indicar que o golpe está quase encaixado, embora provavelmente nem todo o reajuste tenha já acontecido.
CONCLUSÃO: Segunda-feira a encaixar um golpe forte por reajuste repentino, portanto, é provável que a semana se estabilize pouco a pouco, com um saldo negativo, mas a evoluir desde pior para menos maus. As quedas hoje serão -1%/-2% e a chave será observar as commodities. É provável que se trate de um reajuste de velocidade bastante são para o mercado. É atribuída à nomeação de Warsh uma gravidade excessiva.
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário