segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Dan Kawa

 *Dan Kawa: A Queda dos Metais Preciosos (Prata, Ouro) e seus desdobramentos*


Na sexta-feira, a Prata e outros metais preciosos apresentaram quedas expressivas. O preço da prata despencou cerca de 20% no dia (vide gráico), com alguns futuros apresentando quedas maiores de 30%. Trata-se da segunda maior queda percentual diária já registrada,  ou a pior desde 1980.


*Alguns motivos foram apresentados para essa queda:*


*Realização de lucros após rali extremo*- Após alta histórica (200–300% em algumas janelas), investidores, especialmente alavancados, correram para embolsar ganhos.


*Indicação de Kevin Warsh ao Fed*-Leitura de Fed mais hawkish fortaleceu o dólar e pressionou metais preciosos.


*Efeito cascata nos metais*-Ouro caiu ~11% (maior queda desde 2016), com platina e outros metais acompanhando a venda generalizada.


*Fatores técnicos*-Alavancagem elevada, pânico em posições compradas, algoritmos e liquidações forçadas amplificaram o movimento.


- A verdade é que movimentos dessa natureza raramente decorrem de um único vetor. Em geral, são resultado de uma combinação de fatores, muitas vezes de difícil identificação e explicação.


- No caso da prata, após uma alta parabólica nos últimos meses e já exibindo características típicas de dinâmica de bolha, algum grau de correção era esperado e, inclusive, natural e saudável. O ponto que efetivamente merece atenção é a velocidade e a magnitude desse movimento.


Vivemos em um ambiente no qual a alavancagem aumentou de forma significativa nos últimos anos, com a crescente dominância de players como fundos quantitativos e fundos multi-estratégia, muitas vezes operando com níveis de alavancagem que podem ser considerados excessivos.


Embora o mercado de metais preciosos seja relativamente pequeno em relação ao mercado financeiro como um todo, seus efeitos de segunda ordem podem ser relevantes. O foco, portanto, deve estar em avaliar se haverá contágio para outros segmentos, potencialmente levando a processos de desalavancagem em diferentes classes de ativos.


Neste sábado, estamos observando forte pressão no mercado de Crypto, o que é um sinal adicional de cautela ao cenário.


Caso esse cenário se materialize, poderemos observar movimentos mais amplos de aversão a risco que, em média, tendem a provocar um aperto das condições financeiras, com impactos negativos sobre o crescimento, menor pressão inflacionária e, eventualmente, cortes de juros.


Ainda é cedo para tirar essa conclusão, mas é fundamental acompanhar atentamente os desdobramentos


https://x.com/DanKawa2/status/2017735088105005532

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ailton Braga

  Hoje, 02/02/2026, saiu no Blog do IBRE da FGV, artigo meu em que faço análise da interação entre política fiscal e política monetária, a p...