Pular para o conteúdo principal

Fechando a semana...

 Nos EUA, dia de PCE, na Zona do EURO, PIB do terceiro tri. Nos EUA, este indicador, preferido do Fed, será decisivo para a decisão da super quarta, dia 10, quando da decisão do FOMC Fed. Parece quase certeza o corte de 0,25 pp, sendo esta a aposta de 87% dos entrevistados, segundo o CMEWATCH. Ainda temos hoje as expectativas do consumidor, pela Universidade de Michigan.

No Brasil, a expectativa é saber como deve vir o comunicado dos diretores do BCB, capitaneados por Gabriel Galípolo, para começar a cortar o juro Selic. Acontece já em jan26, até porque o PIB veio mais fraco, ou adiamos para mar26?
Em paralelo, continuamos envolvidos num embróglio entre Alcolumbre e a turba do governo petista, em parceria anti-republicana com o STF. Estourou como uma bomba a atuação do nefasto Gilmar Mendes, no objetivo de blindar a casa contra a atuação do SENADO. Mas quem vai controlar esta casa do supremo do Judiciário? Resolve-se este comportamento cínico e arbritrário apenas com os canais democráticos? Eu não acredito...Os caras são muito cínicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Guerra comercial pesada