Artigo da folha de 16/10/2025, sobre riscos econômicos
"Dois parágrafos, o primeiro e o último, da coluna do jornalista Vinicius Torres Freire, intitulada 'Maior banqueiro dos Estados Unidos lança teoria da barata para falar de perigo de bolha', lançam alerta sobre o crescente risco que a economia mundial vem demonstrando:
'Há uma bolha de inteligência artificial? De crédito ruim? Zumbis existem?' O maior banqueiro dos Estados Unidos acredita em baratas: 'Quando se vê uma barata, tem mais por aí'. Se empresas financiadas por "bancos paralelos" ("shadow banks") quebram de modo estrambótico, em cantos menos visíveis pode haver mais financiamento irresponsável, à beira de estourar e, quem sabe, de afetar o sistema financeiro.' ...
... Há risco de choques por aí, cada vez mais. A China desafia os EUA. Donald Trump vai deixar barato ou vai amarelar, com medo de colapso de preço de ações? Trump agora ameaça levar guerra à Venezuela — como o Brasil negociaria com os americanos enquanto eles estivessem bombardeando Nicolás Maduro? Vai ocorrer acidente por causa das contas públicas da França, Japão ou Reino Unido? Um sucesso dos ataques de Trump ao Fed, ao BC dos EUA, pode causar fuga do dólar mais relevante no curto prazo?"
Comentários
Postar um comentário