Pular para o conteúdo principal

Resumo BTG

 *BTG acabou de fazer call sobre os cenários políticos pós tarifaço*


Segue resumo abaixo 👇🏻 


Governo não tinha plano e não esperava


*Centro-Direita* – Todo mundo agora é Bolsonaro (Trump colocou Bolsonaro de volta no jogo) e não existe condição para uma terceira via. Bolsonaro foi transformado no líder da resistência ao Governo.


*O que aconteceu no Canadá pode ocorrer aqui?* – Discorda totalmente, por conta da distância até a eleição. Nenhum evento de 2025 terá impacto em 2026.


*Até onde o Trump vai e o que foi o gatilho?* – Não se sabe. Pode ter sido motivado pela relação do Brasil com a Rússia ou até mesmo por informações da inteligência dos EUA (alguma implicação de política externa que levou Trump a agir). Canadá não é aplicável ao Brasil.


*Perdedor* – Centro-Direita que achava que a equação Tarcísio estava bem encaminhada (foi colocado no banco de reservas) e ninguém sabe até onde o Trump vai. Quem perdeu foi a solução moderada para o processo eleitoral. Bolsonaro é quem mais ganha força em toda essa discussão (Lindbergh vai para cima dos filhos). A decisão foi pró-Bolsonaro (ele pode “salvar o Brasil” e consegue intervir na moderação do Trump, buscando alguma solução que não prejudique a economia).


*Tarcísio* – Foi colocado em xeque.


*Reação do Governo* – Teria que apanhar como qualquer país que não tem condições de enfrentar os EUA. Devem migrar para uma postura mais passiva e reduzir o tom (vão recuar). Os EUA têm um plano prévio de escalada para intervir na política brasileira, e isso vai depender de como o Governo reage.


*PT* – Não é fácil dizer que vão ganhar de alguma forma.


*STF* – Existe algum grau de impacto e eles vivem sob pressão. Quem tem problemas nos bastidores anda com mais cautela. O STF deve começar a se comportar de forma mais contida, adiando ações contra Bolsonaro, descumprindo prazos, alegando recesso judicial, etc. Existem mecanismos para continuar mantendo Bolsonaro inelegível (estamos em processo de escalada e há a possibilidade de Trump acomodar a situação via anistia para Bolsonaro — algo que ele já fez no Reino Unido e na Alemanha).


*Congresso* – Prefere esperar a situação piorar para só então agir. Se o Governo cometer algum erro grave, o Congresso deve começar a bater mais forte.


*Retaliação* – Seria a maior idiotice possível. Os EUA esmagariam o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra comercial pesada

 

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.