quinta-feira, 24 de setembro de 2026

José Pastore


José Pastore resume a tese do livro de Joaquim Falcão: a crise da democracia brasileira nasce também dentro do Estado, quando autoridades dos três Poderes passam a servir a interesses próprios e de seus aliados. Para o autor, essa captura forma uma oligarquia capaz de se proteger mutuamente.

Pastore descreve um equilíbrio de ameaças: parlamentares têm pedidos de impeachment contra magistrados, enquanto magistrados têm ações contra parlamentares. Na sua leitura, essa dependência favorece a autoproteção e dificulta a responsabilização. Ele atribui a esse ambiente um custo econômico: a imprevisibilidade afasta investimentos, reduz o crescimento e limita a criação de bons empregos.

A distinção central do artigo é entre legalidade e legitimidade. Uma autoridade pode ocupar legalmente o cargo, mas, segundo Pastore, só conquista legitimidade quando sua atuação produz benefícios para a população. Daí sua crítica à frase “as instituições funcionam”: ele argumenta que, hoje, elas funcionam sobretudo para quem integra a rede de poder que chama de “lobbycracia”.

O título, “O Estado sou eu”, sintetiza a denúncia do autor: agentes públicos agiriam como donos das instituições que deveriam servir ao país. Sua conclusão é pessimista — enquanto prevalecer essa lógica de autoproteção, o Brasil terá dificuldade de progredir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Augusto de Franco

Democracia não é só haver eleições. Augusto de Franco estuda há anos e escreveu Como Nascem as Democracias, postou: "Há um razoável con...