Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal

 Análise Bankinter Portugal


SESSÃO: Ontem tivemos uma sessão de recuperação nas bolsas americanas e europeias após as quedas acumuladas na semana passada. Na Europa, as subidas continuaram lideradas pelo setor financeiro, como aconteceu no mês de julho, neste caso após a publicação dos testes de esforço da EBA (European Banking Authority). Nos EUA, as tecnológicas continuaram em alta, apesar da descida de ON Semiconductor (-15,6%), após resultados e perspetivas que não apresentaram surpresas positivas. Por sua vez, Palantir, com o mercado já fechado, mostrou bons dados e melhorou as guias (+5% em pré-abertura americana). 


Para a sessão de hoje temos duas referências macro nos EUA: (1) a mais relevante, o ISM de Serviços nos EUA de julho (15 h), onde se antecipa uma melhoria (51,5 desde 50,8 ant.), que confirmaria uma tendência de melhoria, recuperando níveis de há três meses. Será interessante observar a evolução da componente de Preços Pagos (preços) e a evolução de Novos Pedidos (crescimento). (2) A Balança Comercial americana de junho, onde se antecipa uma ligeira correção do défice (-61,1mil M$ desde -71,5 mil M$), o que pode retirar pressão no plano alfandegário.


No lado empresarial, hoje há dados mistos e manutenção de guias de DHL face à debilidade em Infineon, embora mantenha guias para 2025. Em Espanha, Naturgy anunciava uma colocação acelerada de 5% de autocarteira (25,90€, desconto 7%), com o objetivo de dar mais liquidez. 


CONCLUSÃO: Em suma, os mercados manterão o tom positivo, exceto por surpresas no ISM de Serviços, já que após a debilidade do desemprego de sexta-feira, o mercado antecipa com mais probabilidade um corte de taxas de juros da Fed em setembro.



S&P500 +1,5% Nq-100 +1,9% SOX +1,8% ES50 +1,5% IBEX +1,8% VIX 17,5% Bund 2,63% T-Note 4,21% Spread 2A-10A USA=+52pb B10A: ESP 3,20% PT 3,05% FRA 3,34% ITA 3,29% Euribor 12m 2,15% (fut. 2,10%) USD 1,155 JPY 169,9 Ouro 3.370$ Brent 68,8$ WTI 66,34$ Bitcoin -0,3% (114.476$) Ether -0,7% (3.675$).


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada