BOM DIA MERCADO

CANDIDATURA LULA, O COMEÇO DO FIM
Por ROSA RISCALA (@rosa_riscala) *
... A Turquia lançou hoje uma retaliação econômica contra Washington, dobrando as tarifas de alguns produtos importados dos americanos, como automóveis, álcool, tabaco, carvão, arroz, cosméticos, o que pode recrudescer a crise com Trump. A resposta de Erdogan já repercutia nos pregões asiáticos. Na agenda, dados relevantes nos EUA, vencimento na Bovespa, IBC-Br, pesquisa eleitoral e registro da candidatura fake de Lula no TSE.

... O partido esperou até o último dia do prazo para inscrever Lula, porque quer manter seu nome vivo na eleição pelo máximo de tempo possível, mesmo sabendo que ele é inelegível e não passará pela lei da Ficha Limpa.

... Se tudo sair como o planejado pelo PT, a impugnação de Lula só acontecerá por volta do dia 10 de setembro.

... A estratégia é garantir pelo menos uma semana de horário eleitoral para Lula na televisão, na campanha que terá início no dia 31. Para isso, o PT já tem pronto material gravado com o ex-presidente antes de ser preso.

... Líderes petistas estão certos de que uma retirada da candidatura de Lula depois de o seu nome aparecer na TV pode reforçar, e não enfraquecer, a transferência de votos para o seu substituto, que deve ser Haddad.

... Com cerca de 30% das intenções de votos, as pesquisas indicam que Lula poderá transferir quase a metade do seu espólio eleitoral, o que - se confirmado - praticamente garantiria a vaga do PT no segundo turno.

... Os partidos têm até o dia 17 de setembro para fazerem alterações nas chapas registradas no TSE.

... Um risco à estratégia do PT de sustentar a candidatura de Lula até meados de setembro seria uma impugnação de ofício, decidida monocraticamente por um ministro do TSE, sem a necessidade de um pedido do MPF.

... Se acontecer, encurtaria o tempo de Lula, embora seja dado ao candidato o direito de contestar a impugnação. O TSE estaria determinado a concluir essa história o mais depressa possível, até o final desse mês.

... A defesa está preparada para utilizar todos os recursos para arrastar o processo, inclusive protocolando hoje a candidatura de Lula com certidão de antecedentes criminais de São Paulo, onde ele é ficha limpa.

... O PT seria o adversário dos sonhos de Bolsonaro para o 2º turno, na liderança das pesquisas quando Lula não aparece. Segundo o Radar de Veja, o candidato do PSL acha difícil enfrentar Geraldo Alckmin (PSDB).

... Em mesa de debates na GloboNews, ontem à noite, com a participação de Mauro Paulino (Datafolha), o voto útil desde o 1º turno foi considerado como uma possibilidade grande na eleição bastante pulverizada.

... O eleitor que quer fugir dos extremos anteciparia o seu voto no candidato de centro mais competitivo.

... Há uma aposta de que Marina (Rede) possa perder votos para Alckmin, que tem mais estrutura partidária e o maior tempo de televisão, como perdeu para Aécio (PSDB) quando enfrentou Dilma (PT), em 2014.

MAIS ELEIÇÃO - O Instituto Paraná divulga hoje, a partir das 8h30, mais uma pesquisa nacional para presidente. Mais uma vez, o mercado financeiro espera ver um desempenho melhor de Alckmin, para dois dígitos.

... A próxima pesquisa, da XP/IPESPE, com eleitores de todo o País, será divulgada na 6ªF, antes da abertura.

... Globo e Estadão encomendaram a primeira pesquisa Ibope para presidência da República, que sairá na 2ªF.

... Na TV Record, o cabo Daciolo (Patriota) - a nova sensação da eleição - será o entrevistado de hoje, às 19h.

Comentários

Postagens mais visitadas