Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal 0403

 Análise Bankinter Portugal


SESSÃO: Ontem, a reação do mercado aos anúncios dos impostos alfandegários de Trump no “Liberation Day” foi de fortes quedas. A bolsa europeia retrocedeu -3,59% enquanto a americana -4,84% (e o índice tecnológico -5,41%). O mercado antecipa uma mudança para pior no ciclo, com menos crescimento e mais inflação, que inevitavelmente se traduz numa deterioração das previsões de lucros empresariais. Apenas os setores menos sensíveis ao ciclo/defensivos como as utilities (+1,7%), telecomunicações (+0,5%) e consumo básico (+0,1%) europeus evitaram as quedas. A renda fixa atuou como ativo-refúgio e vimos a yield do T-Note a fechar em 4,0% e o Bund alemão em 2,65%.


No plano macro, embora mais para segundo plano, hoje teremos Emprego americano de março. Espera-se uma Criação de Emprego de 140.000 (face a 151.000 anterior), com a Taxa de Desemprego e os Salários a repetirem em 4,1% e +4,0%, respetivamente. Além disso, esta tarde, às 16:25 h, Powell falará sobre perspetivas económicas. Num contexto de mercado como este, as declarações do Presidente da Fed têm especial relevância. 


Para a sessão de hoje, teremos um mercado que ficou bastante abalado. O ciclo global piora (menor crescimento, maior inflação) e tudo isto se traduzirá inevitavelmente em indicadores macros que irão progressivamente refletindo este novo cenário. Além disso, há que considerar que o próximo passo será a previsível reação dos países afetados (já ontem tivemos declarações neste sentido de China, França e da UE). Com tudo isto, a sensação de incerteza não só não se relaxa como se intensifica a curto prazo e, portanto, os retrocessos provavelmente continuarão durante um tempo.


S&P500 -4,8% Nq-100 -5,4% SOX -9,9% ES-50 -3,6% IBEX -1,2% VIX 30,2 Bund 2,65% T-Note 4,04% Spread 2A-10A USA=+34pb B10A: ESP 3,30% PT 3,19% FRA 3,37% ITA 3,77% Euribor 12m 2,33% (fut. 2,02%) USD 1,107 JPY 161,46 Ouro 3.106$ Brent 69,6$ WTI 66,4$ Bitcoin -3,9% (83.168$) Ether -4,4% (1.803$).


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada