sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Sergio Fausto




 Publiquei um artigo no ESTADÃO sobre o acordo frágil entre Trump e a ditadura venezuelana.


O próximo presidente do Brasil terá de lidar com uma situação muito instável em um país vizinho. Há o risco de uma escalada da intervenção militar dos Estados Unidos e de uma guerra assimétrica de tropas americanas com grupos armados ligados ao regime chavista.

O Brasil pode ajudar a Venezuela a encontrar um caminho. Seria trágico que o país vizinho permanecesse uma ditadura ou se tornasse um protetorado dos Estados Unidos na América do Sul. Será complexo e demorado encontrar um caminho alternativo, que desemboque em um regime democrático com soberania nacional.

O Brasil viveu uma gradual transição do autoritarismo para a democracia, permeada pela negociação entre setores da oposição e do regime. Com essa experiência e sendo o maior país da região, podemos nos tornar atores importantes na solução da crise venezuelana, em parceria com outros países e blocos, como a União Europeia, que querem uma Venezuela democrática e não submissa aos Estados Unidos ou a qualquer outra potência mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ailton Braga

  Hoje, 02/02/2026, saiu no Blog do IBRE da FGV, artigo meu em que faço análise da interação entre política fiscal e política monetária, a p...