Pular para o conteúdo principal

Cúpula dos BRICS

 *CHINA CONFIRMA PARTICIPAÇÃO DE XI JINPING EM CÚPULA VIRTUAL DO BRICS AMANHÃ, A CONVITE DE LULA*


18:14 07/09/2025 

Por Pedro Lima


São Paulo, 07/09/2025 - O presidente da China, Xi Jinping, participará da Cúpula Virtual dos Líderes do Bris desta segunda-feira, confirmou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores do país asiático. O governo chinês mencionou que a participação de Xi se dará em decorrência de um convite do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também preside o Brics neste ano, e que ele deve fazer um "importante discurso".


O evento de amanhã, promovido pelo presidente brasileiro, é uma das reações diplomáticas do Brics às tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Anterior-mente, o Broadcast/Estadão mostrou que o governo brasileiro não costurou e não prevê a divulgação de um comunicado conjunto dos países ao fim da reunião. Em reuniões assim, o teor é negociado por diplomatas ao longo de semanas antes e chancelado pelos líderes, podendo haver algum mudança de última hora.


Em julho, o grupo divulgou apenas uma menção indireta ao tarifaço, ao classificá-lo como "ações restritivas" ao comércio. Na ocasião, os líderes dos 11 países evitaram citar diretamente os Estados Unidos e Donald Trump, já que alguns mantêm laços mais estreitos com Washington, como Índia, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.


Eles afirmaram que o "aumento indiscriminado de tarifas" ameaça reduzir ainda mais o comércio global, interromper as cadeias de suprimentos e introduzir incerteza nas atividades econômicas e comerciais. Defenderam a Organização Mundial do Comércio (OMC) como núcleo de um "sistema multilateral de comércio baseado em regras, aber-to, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual" e incentivaram expandir as trocas de bens e serviços entre países do grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada