Eurasia 1112
📉 *Eurasia Rebaixa Perspectiva de Longo Prazo do Brasil para Negativo*
O Eurasia Group revisou para negativo a perspectiva de longo prazo do Brasil, citando riscos crescentes na política doméstica, desafios econômicos e potenciais repercussões da nova presidência de Donald Trump nos EUA, segundo relatório assinado pelo diretor-executivo Christopher Garman.
O *anúncio do pacote de gastos* do governo brasileiro e as políticas econômicas de Trump contribuíram para essa reavaliação, com a trajetória do Brasil passando de *“low neutral” para negativo.* No curto prazo, entretanto, a perspectiva permanece em *“low neutral”*, devido à rápida aprovação das medidas fiscais no Congresso e à ausência de interferências na política monetária.
O Eurasia destaca que um *real mais fraco* e *juros elevados* devem pressionar o presidente Lula, tornando a *reeleição em 2026* uma prioridade ainda maior. Isso pode aumentar tensões políticas em torno da política monetária e resultar em uma *modesta deterioração das condições políticas* nos próximos dois anos.
O custo reputacional associado às reformas fiscais e tributárias coloca o Brasil em um cenário de *taxas de juros mais altas por mais tempo,* enfraquecimento da moeda e inflação elevada. Ainda assim, Garman avalia que Lula continuará competitivo para 2026, apesar dos impactos negativos no crescimento em 2025 e do ambiente inflacionário.
Comentários
Postar um comentário