Pular para o conteúdo principal

Miriam Leitão

 O Globo - Miriam Leitão 

04/11/2024 14h34


Na conversa rápida que o ministro Fernando Haddad teve uma com jornalistas na porta do ministério, nesta segunda-feira, ele deu informações importantes. Haddad disse que o presidente Lula continuou trabalhando na análise das medidas de ajuste fiscal durante o fim de semana, inclusive que alguns técnicos foram a Brasília para esclarecer um ponto ou outro para o presidente. O fato de o presidente estar acompanhando ponto a ponto as medidas fiscais é muito relevante.


Outra informação é a de que a parte técnica está muito adiantada. Isso significa que as medidas poderão ser anunciadas a qualquer momento. Disse também que a reunião que era matinal passou para a tarde. Sempre tem muitas dúvidas de última hora, por isso não se pode dizer exatamente quando será, mas ficou claro que será nesta semana.


Como eu tenho dito aqui, o conjunto de medidas busca uma eficácia mais estrutural, não se restringindo ao corte do gasto do Orçamento do ano que vem, para caber na meta. São mudanças, na estrutura do gasto e que virão por Propostas de Emenda à Constituição (PECs), em tramitação no Congresso, alterando a estrutura do gasto de tal forma que o arcabouço fiscal permaneça preservado e o ritmo de crescimento das receitas e das despesas ande junto com a evolução permitida pelo arcabouço.


A expectativa é de que não seja feito o anúncio de uma medida em relação a um ponto ou outro, mas propostas estruturantes, mais amplas, que deem uma nova dinâmica ao conjunto de despesas. Ainda não são conhecidos os detalhes. Uma das preocupações da equipe econômica em não antecipar as medidas, é que já se viu em outras ocasiões, inclusive em outros governos, boas propostas que foram atacadas no nascedouro, sem que pudessem sequer ser defendidas. Ao anunciar, eles poderão explicar detalhadamente.


O ministro disse que não adiantaria nenhuma medida, apesar da insistência dos jornalistas, que o presidente da República é quem vai decidir quem e como o pacote será anunciado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada