Pular para o conteúdo principal

XP na seguridade

 https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2025/06/xp-encerra-parceria-com-icatu-e-sulamerica-em-previdencia-privada-e-parte-para-voo-100percent-solo-no-segmento.ghtml


*XP encerra parceria com Icatu e SulAmérica em previdência privada e parte para voo 100% solo no segmento*


_Clientes poderão fazer portabilidade para produtos da XP ou seguir com seguradoras_


Capital - Por Rennan Setti


A XP encerrou parceria que mantinha há anos com as seguradoras Icatu e SulAmérica no segmento de previdência privada e passará a oferecer aos clientes apenas produtos próprios na categoria, segundo fontes a par do movimento e comunicados internos vistos pela coluna.


A decisão marca o início de um voo 100% solo no segmento de previdência para a XP Seguros, criada em 2019 e que, desde então, se tornou a sexta maior companhia da categoria, sendo a maior independente — as cinco primeiras estão todas ligadas a bancos —, ultrapassando a própria Icatu.


De acordo com as fontes, embora a oferta de produtos conjuntos seja interrompida imediatamente, a XP dará suporte, pelo menos até o fim de outubro, aos planos de Icatu e SulAmérica já vendidos. Ao longo desse período, os clientes serão abordados por seus assessores de investimento a respeito da portabilidade para planos da própria XP, que está replicando os principais fundos criados em parceria com Icatu e SulAmérica. Quem não migrar deixará de visualizar seus saldos nos aplicativos e sites da XP e passará a ser atendido diretamente por Icatu e SulAmérica.


Icatu e SulAmérica continuam distribuindo seguros de vida e fundos por meio da XP, sem qualquer alteração nessas outras parcerias.


*Custo e complexidade*


Fontes ouvidas pela coluna disseram que a parceria foi encerrada porque os custos e a complexidade que ela impunha deixaram de fazer sentido financeiro diante do crescimento dos produtos próprios da XP. Quando havia mudanças regulatórias, por exemplo, a companhia acabava tendo que implementá-las três vezes para contemplar Icatu, SulAmérica e os próprios produtos.


A XP tem cerca de R$ 70 bilhões em ativos sob custódia em planos de previdência, segundo ranking da Federação Nacional da Previdência Privada (Fenaprevi). Já os planos PGBL e VGBL criados por Icatu e SulAmérica junto à XP somam cerca de R$ 13 bilhões em ativos.


Se a XP parece estar confiante no voo solo, o fim da parceria tende a ser um golpe na perspectiva de captação de recursos para Icatu e SulAmérica.


Procuradas pela coluna, XP e SulAmérica não comentaram a notícia. Já a Icatu enviou nota afirmando que “os planos de previdência contratados via XP seguem ativos, sem qualquer alteração nas condições acordadas.”


“A partir de novembro, os clientes poderão acompanhar seus planos diretamente pelos canais da Icatu, com o padrão de qualidade já reconhecido. A parceria entre as companhias permanece sólida, com continuidade na oferta de seguro de vida e dos fundos geridos pela Icatu Vanguarda, reforçando o alinhamento das duas empresas em torno de investimentos e de soluções de proteção financeira”, acrescentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada