Pular para o conteúdo principal

Ativos remanescentes

 *Ativos remanescentes do regime iraniano / Desafios não resolvidos para Israel:*


1. O regime iraniano não caiu (ainda)

2. As aspirações do regime de desenvolver armas nucleares permanecem; o programa foi danificado, mas não apagado

3. As ambições do Irã de desenvolver mísseis continuam; a infraestrutura foi duramente atingida, mas não eliminada

4. O objetivo do Irã de destruir Israel permanece inalterado

5. O Irã continuará operando de forma encoberta e enganando o Ocidente para reconstruir suas capacidades nucleares e de mísseis

6. Um futuro ataque israelense contra os programas nuclear/missilístico do Irã não será fácil — mesmo sob uma administração Trump, muito menos sob outra

7. O futuro das sanções ocidentais ao Irã continua incerto

8. O destino de 400 kg de urânio enriquecido a 60% é desconhecido


*Resumo:*


Israel obteve um sucesso tremendo. Se há dois anos você tivesse visto um curta-metragem mostrando o que aconteceu no Irã nos últimos 12 dias, teria achado que era ficção científica. Muitos não acreditavam que isso fosse possível — mesmo nas últimas semanas.


Esta foi uma operação histórica em qualquer parâmetro, certamente na história do Estado de Israel. Ela exigiu uma enorme imaginação para ser planejada. Como povo, os israelenses têm todo o direito de se orgulhar.


Dito isso, as ambições, astúcia e enganação do Irã não mudaram. Eles já estão trabalhando para reconstruir o que foi destruído e planejando com anos de antecedência.


Alguém precisará continuar impondo as linhas vermelhas, repetidamente. Isso será muito mais difícil do que impor limites ao Hezbollah — por causa da distância, violações de soberania, legitimidade internacional e complexidade de inteligência/militar.


Esse desafio está diante de nós e permanecerá até que o regime iraniano atual caia.


Israel deve agora estabelecer as bases para regras de engajamento claras e aplicáveis — enquanto ainda há um presidente favorável na Casa Branca, alguém que enxerga a aplicação dessas regras de maneira próxima à visão israelense.


Estabelecer princípios para aplicação das regras é, atualmente, o assunto mais importante para Israel em relação à ameaça iraniana — uma ameaça que foi severamente reduzida, mas que provavelmente voltará a crescer.


É preciso criar uma nova realidade — uma à qual o Irã se acostume, e que o mundo aceite: uma rotina de imposição.


Grupo de Noticias Likud Brasil: https://bit.ly/walikudbr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada