Pular para o conteúdo principal

Manifestação

 " *Manifesto pela Liberdade de Criação Artística* 


Enquanto nos Estados Unidos e no resto do mundo a ideologia woke está em decadência, no Brasil ela reina soberana. Como dizia o Millôr Fernandes: "Quando uma ideologia fica bem velhinha, vem morar no Brasil".


Temos visto no nosso país uma escalada do autoritarismo, que se expressa na censura, nos cancelamentos, perseguição a artistas e intelectuais que não pensam de acordo com a cartilha vigente, o identitarismo woke.


Politicamente correto, cancelamentos, lacração, ataques à liberdade de expressão, tudo isso faz parte do radicalismo próprio ao identitarismo.


Ministério da Cultura, Ancine, editais estaduais e municipais, lei Paulo Gustavo, etc, todos usam abertamente critérios da ideologia woke.


Conceitos importados como apropriação cultural e linguagem neutra orientam os debates e o fomento da arte brasileira há mais de uma década. Como diz Antonio Risério, até a língua portuguesa foi instrumentalizada por essa ideologia.


Além disso, existe o preconceito contra pessoas religiosas em geral, e especificamente contra os cristãos. É praticamente impossível aprovar um filme cristão num edital audiovisual, por exemplo.


Uma das principais vítimas da censura é o humor, tem sido cada vez mais difícil fazer uma comédia popular. Humoristas são cancelados diariamente sob aplausos da base woke.


Tem sido comum também fazer tábua rasa do passado, em vez de ser tratado com a devida complexidade, existe um ódio muito grande ao passado e aos personagens que fizeram o nosso país e a cultura brasileira.


A arte brasileira está sob censura. O que hoje chega ao resto da sociedade, essa chatice de lacração e de linguagem neutra, já domina a arte brasileira há mais de uma década. Isso afastou a arte e a cultura brasileira do seu público.


Nunca o cinema, a televisão e o teatro brasileiro estiveram tão afastados do gosto popular. Por um motivo simples: as obras seguem fielmente uma estética importada. Nós artistas livres lutamos pela diversidade estética e pela liberdade de expressão e de criação."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prensa 0201

 📰  *Manchetes de 5ªF, 02/01/2025*    ▪️ *VALOR*: Capitais mostram descompasso entre receitas e despesas, e cresce risco de desajuste fiscal       ▪️ *GLOBO*: Paes vai criar nova força municipal armada e mudar Guarda   ▪️ *FOLHA*: Homem atropela multidão e mata pelo menos 15 em Nova Orleans  ▪️ *ESTADÃO*: Moraes é relator da maioria dos inquéritos criminais do STF

BDM 181024

 China e Netflix contratam otimismo Por Rosa Riscala e Mariana Ciscato* [18/10/24] … Após a frustração com os estímulos chineses para o setor imobiliário, Pequim anunciou hoje uma expansão de 4,6% do PIB/3Tri, abaixo do trimestre anterior (4,7%), mas acima da estimativa de 4,5%. Vendas no varejo e produção industrial, divulgados também nesta 6ªF, bombaram, sinalizando para uma melhora do humor. Já nos EUA, os dados confirmam o soft landing, ampliando as incertezas sobre os juros, em meio à eleição presidencial indefinida. Na temporada de balanços, Netflix brilhou no after hours, enquanto a ação de Western Alliance levou um tombo. Antes da abertura, saem Amex e Procter & Gamble. Aqui, o cenário externo mais adverso influencia os ativos domésticos, tendo como pano de fundo os riscos fiscais que não saem do radar. … “O fiscal continua sentado no banco do motorista”, ilustrou o economista-chefe da Porto Asset, Felipe Sichel, à jornalista Denise Abarca (Broadcast) para explicar o pa...

Várias contribuições