Pular para o conteúdo principal

Coluna do Estadão

 Coluna do Estadão: Governistas alertam para 'tempestade perfeita' com alta do diesel após crise


Uma “tempestade perfeita” se abateu sobre o governo no primeiro mês de 2025, lamentam aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvidos pela Coluna. A avaliação surgiu a partir da constatação de que o reajuste no diesel discutido pela Petrobras vem no pior momento possível, quando o Palácio do Planalto ainda tenta contornar dois problemas que afetaram a popularidade presidencial: a “crise do Pix” e a alta nos preços dos alimentos. Era para janeiro ter marcado uma virada na “sorte” do governo. A chegada de Sidônio Palmeira à Secom foi pensada como um “ponto de virada” para ajustar a comunicação na segunda metade do mandato com foco na disputa eleitoral de 2026. Mas o marqueteiro, desde que assumiu o cargo, tem lidado com uma crise atrás da outra.


MENOS MAL. O temor maior de aliados de Lula é um eventual reajuste na gasolina, que, por ora, está fora do radar. Mesmo assim, o diesel afeta o custo do transporte, o que pode impactar ainda mais os alimentos. Além disso, o valor dos combustíveis, que pouco oscilou nos últimos meses, era visto como um dos poucos trunfos do governo Lula.


SÓ RESTA... Aliados de Márcio Macêdo ficaram animados com um elogio recente feito a ele por Lula, apesar da indicação de que o ministro será substituído por Gleisi Hoffmann na Secretaria-Geral da Presidência. Na última reunião ministerial, o presidente agradeceu à organização do G-20 social, que ficou sob a responsabilidade de Macêdo.


...A ESPERANÇA. O afago de Lula ao petista ganhou peso porque o ministro havia sido muito criticado pelo ato esvaziado em 1.º de maio de 2024, no Dia do Trabalho, considerado um fracasso.


INFLUÊNCIA. O Palácio do Planalto trocou o servidor responsável por cuidar do acervo pessoal de Lula. O historiador Claudio Soares Rocha foi substituído por Jackson Raymundo, que é amigo da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e era até então secretário executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE).


FUNÇÃO. A Diretoria de Documentação Histórica (DDH) organiza, por exemplo, presentes recebidos e cartas que chegam para o presidente. Procurados, o gabinete de Lula e a assessoria de Janja não se manifestaram.


FREIO. A Justiça Federal do Distrito Federal tem barrado decisões da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que atenderam a questionamentos de empresas tradicionais de ônibus para suspender autorizações a novatas no mercado. Isso aconteceu em dois processos no último mês. A agência reguladora não respondeu à Coluna.


AINDA... O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) prepara um pedido formal de desculpas aos familiares do ex-deputado federal Rubens Paiva, morto e desaparecido pela ditadura militar. A cerimônia deve acontecer em abril.


...ESTOU AQUI Em 1971, quando o ex-deputado foi levado pelo Exército, o órgão antecessor do colegiado havia ignorado cartas da mulher e da filha de Rubens Paiva, Eunice e Eliana, e arquivou o caso sem investigação. O processo foi reaberto em 2024.


VODCAST ‘DOIS PONTOS’ | Hoje sobre medidas de Trump na imigração


Leonardo Trevisan

Professor da ESPM


“Trump usou a Colômbia para dar um recado sobre como vai gerir suas relações internacionais. Tentou dar um recado de força e Gustavo Petro ‘mordeu a isca’.”


Pedro Brites

Professor da FGV


“Medidas de Trump geram uma onda xenofóbica muito significativa. Elas aumentam a sensação de medo e de perseguição dentro dos Estados Unidos.”


(Roseann Kennedy, com Eduardo Barretto e Iander Porcella/colaborou Daniel Weterman)


Broadcast+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Abertura 2901

 Abertura: Brasil olha Vale e Petrobras antes de Copom; exterior fica misto à espera de Fed São Paulo, 29/01/2025 Por Silvana Rocha e Luciana Xavier* OVERVIEW.  As decisões de juros no Brasil e nos EUA, bem como os comentários de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), estão no centro das atenções dos mercados nesta super quarta. As sinalizações sobre o aumento de tarifas pelo governo de Donald Trump devem guiar também os negócios antes da divulgação de balanços de grandes empresas de tecnologia americanas, como Meta, Microsoft e Tesla. Internamente, serão acompanhados um leilão de linha de até US$ 2 bilhões no mercado de câmbio e reunião do Conselho de Administração da Petrobras para discutir preços de combustíveis. NO EXTERIOR.   Os mercados operam sem direção definida, com investidores atentos a balanços corporativos e esperando a decisão do Fed. A holandesa ASML, fabricante de equipamentos para a produção de semicondutores, superou expectativas em enc...

Matinal 0201

  Vai rolar: Dia tem PMIs e auxílio-desemprego nos EUA e fluxo cambial aqui [02/01/25] Indicadores de atividade industrial em dezembro abrem hoje a agenda internacional, no ano que terá como foco a disposição de Trump em cumprir as ameaças protecionistas. As promessas de campanha do republicano de corte de impostos e imposição de tarifas a países vistos como desleais no comércio internacional contratam potencial inflacionário e serão observadas muito de perto não só pela China, como pelo Brasil, já com o dólar e juros futuros na lua. Além da pressão externa, que tem detonado uma fuga em massa de capital por aqui, o ambiente doméstico continuará sendo testado pela frustração com a dinâmica fiscal e pela crise das emendas parlamentares. O impasse com o Congresso ameaça inviabilizar, no pior dos mundos, a governabilidade de Lula em ano pré-eleitoral. ( Rosa Riscala ) 👉 Confira abaixo a agenda de hoje Indicadores ▪️ 05h55 – Alemanha/S&P Global: PMI industrial dezembro ▪️ 06h00 –...