Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal

 Análise Bankinter Portugal 


SESSÃO: Poderíamos denominá-lo elegantemente como “estabilização em baixa”, mas, no fundo, é simples fadiga perante os níveis alcançados. Por isso, ontem, as bolsas estiveram francamente fracas, embora não tenham retrocedido de forma chamativa, as obrigações cederem yield, o ouro regressou abaixo de 4.000 $/onça e o USD recuperou bastante (1,158/€) ao atuar como refúgio. 


EMPRESAS. Mais PepsiCola e menos Ferraris. Porque Pepsi bateu expetativas (EPS 3T 2,29 $ -0,8% vs. 2,27 $ -2%) e melhorou guidance (embora pobre: EPS’25 -0,5% desde -1,5%), mas Ferrari dececionou com o seu guidance 2026/2030 e, por isso, caiu -15% sem piedade, portanto baixamos recomendação desde Comprar até Neutral, até que o mercado termine de digerir estes novos objetivos da empresa que também estão abaixo das nossas estimativas. Delta bateu por muito (EPS 2,17 $ vs. 1,55 $ esperado) após o fecho de Nova Iorque. 


GEOPOLÍTICA. China endurece mais as suas restrições para a exportação de terras raras (necessárias para tech, defesa, etc.) mesmo depois do Congresso EUA publicar um relatório a defender mais restrições à exportação de tecnologia para a China. Este jogo de ping-pong deve ser entendido no contexto do encontro direto Trump + Xi Jing Pin de finais de outubro: as ameaças recíprocas servem para se pressionarem mutuamente antes de falarem. No Japão, a Primeira-Ministra in pectore (Takaichi) afirma que o BoJ é responsável pela política monetária, mas que as suas decisões devem alinhar-se com os objetivos do governo. Portanto, temos outra combinação política de um banco central, que neste caso devemos interpretar como pouco provável qualquer subida adicional de taxas de juros (agora 0,50%). Continuamos pendentes de França, mas parece que Macron não consegue ninguém disposto a sacrificar-se como PM. E a entrega dos prémios Nobel: em relação ao Nobel da Paz, as apostas são 70% Corina Machado (Venezuela) vs. 3% Trump, portanto pode ser interessante observar a reação deste último.

  

NY -0,3% US tech -0,2% US semis -0,3% UEM -0,4% España -0,6% VIX 16,4% Bund 2,70% T-Note 4,13% Spread 2A-10A USA=+54pb B10A: ESP 3,24% PT 3,10% FRA 3,51% ITA 3,54% Euribor 12m 2,209% (fut.2,258%) USD 1,158 JPY 176,8 Ouro 3.975$ Brent 64,9$ WTI 61,3$ Bitcoin -0,5% (121.519$) Ether -2% (4.361$)


CONCLUSÃO: Mercado fraco, parecido a ontem, como orientação. Sensação de fadiga, finalmente… a qual pode ser bastante sã. A sessão poderá ser +/-0,2%, por exemplo. Como o governo americano continua parcialmente encerrado, não sairá macro americana federal... mas teremos a Confiança da Universidade de Michigan (54,2 desde 55,1, às 15 h), sendo o mais importante as suas expetativas de inflação a 1 e 5 anos (agora em +4,7% e +3,7%, respetivamente). A semana será dada como terminada de seguida, sem fazer mais esforços por nada, movendo-se a atenção para o fluxo de resultados 3T americanos da próxima semana; principalmente todos os bancos, cujos resultados parece que voltarão a ser bons: na terça-feira, JP Morgan (4,81 $; +9,8%) e Goldman (10,81 $; +28,7%); na quarta-feira, BofA (0,94 $; +15,9%) e M.Stanley (2,06 $; +9,6%)…etc. Isso reanimaria um mercado ao qual convém mais descansar e assentar do que reanimar para continuar a subir.


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada