Pular para o conteúdo principal

Tarcísio e a anistia

 *Tarcísio consegue maioria por anistia, Centrão pressiona Motta, e PT vê 'golpe'*


O governador de São Paulo até agora tinha evitado pautar o tema no plenário do parlamento


2.set.2025 às 19h22


A articulação comandada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) para que a Câmara dos Deputados vote anistia a Jair Bolsonaro logo depois do julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF) aumentou a pressão sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta.


Ele até agora tinha evitado pautar o tema no plenário do parlamento. A adesão de partidos como o PP, o União Brasil e o Republicanos, que integram o governo paulista, no entanto, tornou praticamente inevitável que Motta coloque o assunto em votação. Ele mesmo admitiu o fato a outros deputados.


Tarcísio desembarcou em Brasília nesta semana para articular o movimento das legendas para que passassem a defender a votação da anistia. Como contrapartida, aliados do governador esperam que a desconfiança da família do ex-presidente em relação a ele se dissipe, e que Bolsonaro o apoie para a Presidência da República em 2026


Em uma reunião com líderes partidários, Motta admitiu que há maioria entre eles para que a matéria seja apreciada. Mas afirmou que, antes de pautá-la, vai conversar com o Senado, que tem que aprovar a matéria na sequência, e com o próprio STF.


A assessoria de Motta disse à coluna que ainda não há data, texto nem relator da matéria.


O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, estava na reunião.


Ele afirma que "um golpe está sendo arquitetado no parlamento no primeiro dia do julgamento de Bolsonaro".


"No momento em que todo o Brasil tem a expectativa de condenação e prisão de Jair Bolsonaro, aqui no parlamento, com articulação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, os maiores partidos anunciam que, acabado o julgamento, vão colocar para votar a anistia", disse ainda em um vídeo.


"É um desrespeito à Constituição", segue ele. "Já tem decisão do STF dizendo que crime contra estado democrático de direito não é passível de anistia", conclui.


com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO


https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2025/09/tarcisio-consegue-maioria-por-anistia-centrao-pressiona-motta-e-pt-ve-golpe.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra comercial pesada

 

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.