Pular para o conteúdo principal

CMPI do INSS

 *CPMI do INSS pede prisão preventiva do advogado Nelson Wilians*


Comissão aprovou ainda um requerimento de quebra dos sigilos bancário e fiscal de Wilians, que foi alvo de operação da PF


Guilherme Resck


*A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta quinta-feira, 25, um requerimento para que a Justiça decrete a prisão preventiva do advogado Nelson Wilians, por “conveniência da instrução criminal, garantia da ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal”.*


Wilians prestou depoimento à comissão na última quinta-feira, 18. Ele foi um dos alvos da Operação Cambota – da PF –, desdobramento da Sem Desconto, que investiga o esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Na Cambota, o lobista conhecido como “Careca do INSS” e o empresário Maurício Camisotti, ambos suspeitos de envolvimento na fraude, foram presos.


O requerimento aprovada nesta quinta é de autoria do deputado Rogério Correia (PT-MG). “Conforme apurado pela Polícia Federal no âmbito da Operação Sem Desconto e constante na Petição 14.462/DF (STF), há veementes indícios de materialidade e autoria em face de Nelson Wilians, advogado e empresário com participação ativa em estruturas que deram suporte às fraudes contra aposentados e pensionistas“, diz o parlamentar na justificativa do pedido.


“De acordo com relatório do Coaf, repasses da ordem de R$28,15 milhões foram identificados entre empresas ligadas a Maurício Camisotti e estruturas do grupo NWADV/NWGroup, revelando vínculos financeiros diretos”.


Correia prossegue: “Ademais, documentos indicam que veículos de luxo estavam registrados em nome de empresas de Nelson Wilians, mas eram de uso do investigado Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, caracterizando ocultação patrimonial e possível lavagem de dinheiro”.


O deputado ressalta também que a PF já representou pela prisão preventiva do advogado investigado, por riscos de obstrução da investigação e continuidade delitiva e, embora o pedido tenha sido negado pelo ministro André Mendonça, do STF, permanecem “atuais e graves os fundamentos para a custódia cautelar”.


A CPMI aprovou uma série de outros requerimentos nesta quinta. Entre eles, há ainda um do relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), para quebra dos sigilos bancário e fiscal de Nelson Wilians e para que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) envie o Relatório de Inteligência Financeira (RIF) referente ao advogado.


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito vai ouvir ainda nesta quinta-feira o lobista e operador financeiro Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS.


https://oantagonista.com.br/brasil/cpmi-do-inss-pede-prisao-preventiva-do-advogado-nelson-wilians/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada