Pular para o conteúdo principal

No que acredita o liberal?

 https://www.facebook.com/share/rg9GFGpeqfJi156F/


 No que acredita o liberal?


"O que explicaria a resiliência da filosofia da liberdade, depois de tantas vezes ter sua morte anunciada? Pois sua simplicidade e elegância, não prometer um mundo novo, não alimentar o valor de missionários e salvadores, pela tolerância a outros pontos de vista, são 'fraquezas políticas', de acordo com os inimigos da liberdade. O apelo político dos inimigos da liberdade é enorme, mas existe em cada ser humano uma lâmpada apagada que pode se acender. Não sabemos como acendê-la, mas, depois de acesa, nunca mais se apaga - o que provoca estupefação nos inimigos da liberdade. (...) alguém conhece algum amigo da liberdade cuja lâmpada se apagou? Não existe. Esta é a força capital da filosofia da liberdade."


"Odemiro Fonseca, que foi presidente do Instituto Liberal entre 1993 e 1997 e figurava entre seus conselheiros nos últimos anos, acaba de partir. Deixo registrada minha homenagem.


Formado pela Escola de Administração e Economia – AESP da FGV e pós-graduado pela Wharton School (EUA), tendo sido membro do Wharton Executive Board entre 1993 e 2014, Odemiro trabalhou por 18 anos no mercado financeiro e na área de consultoria e construiu uma longeva atuação empresarial nos setores de alimentação e construção civil. Além do Instituto Liberal, que assumiu para dar sequência à iniciativa criada por Donald Stewart Jr., com a realização de colóquios e coquetéis, também é membro fundador e gestor do Instituto Millenium.


Entre as realizações pelas quais nosso instituto sempre será grato, constam a organização da reunião da Sociedade Mont Pèlerin no Brasil em 1993 e a redação de livros como "Por Agaso e Por Sagacidade" e "A Sociedade dos Peregrinos".


"O que explicaria a resiliência da filosofia da liberdade, depois de tantas vezes ter sua morte anunciada? Pois sua simplicidade e elegância, não prometer um mundo novo, não alimentar o valor de missionários e salvadores, pela tolerância a outros pontos de vista, são 'fraquezas políticas', de acordo com os inimigos da liberdade. O apelo político dos inimigos da liberdade é enorme, mas existe em cada ser humano uma lâmpada apagada que pode se acender. Não sabemos como acendê-la, mas, depois de acesa, nunca mais se apaga - o que provoca estupefação nos inimigos da liberdade. (...) alguém conhece algum amigo da liberdade cuja lâmpada se apagou? Não existe. Esta é a força capital da filosofia da liberdade." (Odemiro Fonseca, "Instituto Liberal - Quatro décadas em defesa da liberdade", Editora Armada, p. 124)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra comercial pesada

 

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.