Pular para o conteúdo principal

Ser economista

 Frases do Livro


SER ECONOMISTA 

''Ser economista é ser um eterno aprendiz''.


''Ainda menina, eu queria entender por que havia muros pichados com os dizeres ''Fora FMI'' e ''Chega de carestia'', ou por que tantos mendigavam nas ruas''.


''A Ciência Econômica é fascinante e muito mais abrangente do que as pessoas consideram normalmente''.


''É uma oportunidade de refletir de maneira um pouco mais organizada sobre essa profissão que exerço a mais de meio século''.


''Ser economista, enfim, é ter como objetivo principal reunir todos os esforços intelectuais e de ação por uma sociedade melhor e por um país melhor, por um Brasil melhor''.


''E o Brasil clama e incentiva por esses profissionais''.


''Todos somos um pouco economistas, tal como um pouco engenheiros elétricos ao consertarmos uma tomada''.


''Mas sei que nos últimos anos de meu trabalho sobre o tema aumentou minha sensação de que um bom teorema matemático com hipóteses econômicas dificilmente pode ser boa economia''.


''Economista é um espectador engajado, à procura dos protagonistas e coadjuvantes, de como eles interagem para explicar o hoje e como essas relações podem mudar o amanhã.''


''Compreender meu papel e poder exercê-lo me traz felicidade''.


''Me divirto e entusiasmo com minhas pesquisas, mas sobretudo adoro poder tentar passar para meus alunos alguns conhecimentos, mostrando ao mesmo tempo os limites de nossa ciência''.


''Tales de Mileto (624 a.C. 546 a.C.) pode ser considerado como o primeiro economista da história escrita''.


''Delfim progressivamente buscou lá fora o que havia de mais moderno no ensino de economia e o difundiu entre alunos e futuros''.


''Ao final, destaco um feliz fato recente: ter sido convidada a ser Conselheira do recém criado IIE - Instituto de Inteligência Econômica, um grupo seleto de economistas que querem contribuir para a história da sociedade e do nosso país''.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BDM 181024

 China e Netflix contratam otimismo Por Rosa Riscala e Mariana Ciscato* [18/10/24] … Após a frustração com os estímulos chineses para o setor imobiliário, Pequim anunciou hoje uma expansão de 4,6% do PIB/3Tri, abaixo do trimestre anterior (4,7%), mas acima da estimativa de 4,5%. Vendas no varejo e produção industrial, divulgados também nesta 6ªF, bombaram, sinalizando para uma melhora do humor. Já nos EUA, os dados confirmam o soft landing, ampliando as incertezas sobre os juros, em meio à eleição presidencial indefinida. Na temporada de balanços, Netflix brilhou no after hours, enquanto a ação de Western Alliance levou um tombo. Antes da abertura, saem Amex e Procter & Gamble. Aqui, o cenário externo mais adverso influencia os ativos domésticos, tendo como pano de fundo os riscos fiscais que não saem do radar. … “O fiscal continua sentado no banco do motorista”, ilustrou o economista-chefe da Porto Asset, Felipe Sichel, à jornalista Denise Abarca (Broadcast) para explicar o pa...

NEWS 0201

 NEWS - 02.01 Agora é com ele: Galípolo assume o BC com desafios amplificados / Novo presidente do Banco Central (BC) agrada em ‘test drive’, mas terá que lidar com orçamento apertado e avanço da agenda de inovação financeira, em meio a disparada no câmbio e questionamentos sobre independência do governo- O Globo 2/1 Thaís Barcellos Ajudar a reverter o pessimismo com a economia, administrar a política de juros, domar o dólar e a inflação — que segundo as estimativas atuais do mercado deverá estourar a meta também este ano —, além de se provar independente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são os maiores desafios de Gabriel Galípolo à frente do Banco Central (BC). Mas não são os únicos. Com o orçamento do BC cada vez mais apertado, o novo presidente do órgão tem a missão de dar continuidade à grande marca de seu antecessor, Roberto Campos Neto: a agenda de inovação financeira. Também estão pendentes o regramento para as criptomoedas e um aperto na fiscalização de instituições...

Várias contribuições