Análise Bankinter Portugal
NY -0,8% US tech -1,6% US semis -2,1% UEM -0,2% España +0,0% VIX 18,0% Bund 2,89% T-Note 4,27% Spread 2A-10A USA=+70pb B10A: ESP 3,26% PT 3,24% FRA 3,47% ITA 3,50% Euribor 12m 2,23% (fut.2,365%) USD 1,182 JPY 184,1 Ouro 4.947$ Brent 67,3$ WTI 63,2$ Bitcoin -3,0% (76.140$) Ether -2,5% (2.282$).
SESSÃO: A automatização de tarefas da IA gana inércia. Anthropic anunciou ontem uma nova ferramenta para o setor legal que ameaça o negócio de algumas empresas de software. A reação foi imediata e a tecnologia americana fechou com uma queda de -1,7%. No lado oposto, os metais recuperaram (ouro +5,5% e prata +5,7%) e as mineiras avançaram.
Com uma agenda macro muito leve devido ao encerramento da administração americana, os resultados empresariais estão no centro da atenção. E o mercado mostra-se implacável na sua receção. Se as guias (não tanto os resultados) convencem, a recompensa é imediata, mas qualquer tropeço é castigado sem piedade. Ontem, Palantir e PayPal foram o reflexo desta realidade. A primeira convenceu e subiu +6,7%. A segunda dececionou e caiu -20,3%. Após o fecho do mercado americano, foi a vez de AMD. Cai -8% em aftermarket. Resultados e guias batem, mas as estimativas de crescimento na China não convencem (20% das vendas do grupo). Hoje, à primeira hora, publicaram Infineon (bate), Santander (bons resultados, que provavelmente compensarão o impacto negativo da compra de Webster) ou DSV (maus), mas o prato forte chegará após o fecho de Nova Eurque com Qualcomm e, especialmente, Alphabet. A chave está novamente nas guias e na capacidade de monetizar os fortes investimentos em IA. Até então, a sessão arrancará com ligeiros avanços após as quedas de ontem e apesar do aumento de tensão entre os EUA/Irão. Nas últimas horas, os americanos derrubaram um mini drone iraniano que se aproximava de um dos seus porta-aviões e várias embarcações armadas iranianas aproximaram-se de um navio americano no Estreito de Ormuz.
Na macro, apenas se destacam os dados de IPC na UE (10 h). Voltarão a refletir a ausência de tensões (+1,7% est. vs. +1,9% ant.) e darão mais argumentos ao BCE para não mover taxas de juros (agora em 2,00/2,15%) na sua reunião de amanhã.
CONCLUSÃO: Provavelmente, sessão com ligeiros avanços nas bolsas como contrarreação aos retrocessos de ontem. O castigo a AMD parece excessivo e poderá moderar-se durante a sessão. Santander e Infineon ajudarão a abertura europeia enquanto o dado do IPC confirmará a ausência de tensões no preço na UE. E o mercado irá tolerar sem grande problema a tensão EUA/Irão, porque continua a ser atribuído um prémio de risco com tendência zero à geoestratégia.
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário