Pular para o conteúdo principal

José Augusto Lambert

A situação política em que nos encontramos é grave e perigosa.

Por conta da polarização deixamos de enxergar como os limites do Estado de Direito democrático estão sendo ultrapassados em base quase diária.

Essa leniência e omissão diante dos abusos de nosso judiciário atinge, particularmente aqueles que detestam, com alguma razão, Bolsonaro e os bolsonaristas. Para boa parte destes, as arbitrariedades e ilegalidades praticadas pelas nossas supremas cortes são aceitas como "justas" porque só estão atingindo os Bolsonaros, as Zambellis, os patriotários e bolsonaristas em geral. 

Não percebem que as "interpretações" enviesadas e as jurisprudências que desafiam a letra da Lei e a intenção do legislador, praticadas pelo STF, especialmente nos últimos 6 anos, abrem perigosos precedentes legais que poderão ser usados contra qualquer um. Hoje já atingem os bolsonaristas, a imprensa, as redes sociais, o Congresso e a direita como um todo.

Hoje, muitos confundem a defesa do Estado de Direito aos ataques do STF com a defesa do Bozo, de seus apoiadores ou de suas teses. Não percebem que quem está sob ataque da Juristocracia sem limites é o próprio Estado de Direito. O que está sendo atropelado são os nossos direitos democráticos, legais e políticos. O verdadeiro golpe à democracia não foi a trama golpista flopada por falta de apoio militar ou a arruaça dos patriotários, um crime de golpe impossível pois desarmado.


O verdadeiro golpe a nossa democracia está sendo dado a cada decisão monocrática de ministros do STF, endossada pelo silencio cúmplice do colegiado, que liberta corruptos confessos e condenados em várias instancias, cassa mandatos e prende por crimes de opinião, censura e pune jornalistas, mídias, redes sociais, parlamentares e condena a penas absurdas os patriotários do 8 de janeiro.


Não importa quem são as vitimas da vez. Ao final e ao cabo, somos todos vítimas do arbítrio e do desrespeito às leis.


Seguem depoimentos e reflexões sobre essa grave e real ameaça a nossa democracia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra comercial pesada

 

Coluna do Estadão

 Coluna do Estadão: Governistas alertam para 'tempestade perfeita' com alta do diesel após crise Uma “tempestade perfeita” se abateu sobre o governo no primeiro mês de 2025, lamentam aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvidos pela Coluna. A avaliação surgiu a partir da constatação de que o reajuste no diesel discutido pela Petrobras vem no pior momento possível, quando o Palácio do Planalto ainda tenta contornar dois problemas que afetaram a popularidade presidencial: a “crise do Pix” e a alta nos preços dos alimentos. Era para janeiro ter marcado uma virada na “sorte” do governo. A chegada de Sidônio Palmeira à Secom foi pensada como um “ponto de virada” para ajustar a comunicação na segunda metade do mandato com foco na disputa eleitoral de 2026. Mas o marqueteiro, desde que assumiu o cargo, tem lidado com uma crise atrás da outra. MENOS MAL. O temor maior de aliados de Lula é um eventual reajuste na gasolina, que, por ora, está fora do radar. Mesmo assim, o dies...

Meu perfil

 *Perfil Resumido:* Economista experiente com especialização em análise econômica, mercado financeiro e research. Doutorando, com mestrados profissionalizantes e acadêmico. Experiência como Economista-chefe, analista e docente universitário. Especializações em consultoria de mercado de capitais, análise macroeconômica e docência. *Pontos Positivos:* 1. Formação acadêmica sólida: Doutorando, mestrados profissionalizantes e acadêmico. 2. Experiência relevante: Economista-chefe, analista, docente universitário. 3. Habilidades diversificadas: Análise econômica, mercado financeiro, research, docência. 4. Experiência internacional: Doutoramento em Portugal, cursos em Angola. 5. Produção intelectual: Artigos, cursos, pesquisa sobre sustentabilidade da dívida pública. *Pontos Negativos:* 1. Falta de certificação profissional específica (ex: CFA, FRM). 2. Experiência curta na Mirae Invest (fev22). 3. Consultoria em construção (ConfianceTec) precisa de mais detalhes. *O que Falta:* 1. Mais d...