Pular para o conteúdo principal

José Augusto Lambert

A situação política em que nos encontramos é grave e perigosa.

Por conta da polarização deixamos de enxergar como os limites do Estado de Direito democrático estão sendo ultrapassados em base quase diária.

Essa leniência e omissão diante dos abusos de nosso judiciário atinge, particularmente aqueles que detestam, com alguma razão, Bolsonaro e os bolsonaristas. Para boa parte destes, as arbitrariedades e ilegalidades praticadas pelas nossas supremas cortes são aceitas como "justas" porque só estão atingindo os Bolsonaros, as Zambellis, os patriotários e bolsonaristas em geral. 

Não percebem que as "interpretações" enviesadas e as jurisprudências que desafiam a letra da Lei e a intenção do legislador, praticadas pelo STF, especialmente nos últimos 6 anos, abrem perigosos precedentes legais que poderão ser usados contra qualquer um. Hoje já atingem os bolsonaristas, a imprensa, as redes sociais, o Congresso e a direita como um todo.

Hoje, muitos confundem a defesa do Estado de Direito aos ataques do STF com a defesa do Bozo, de seus apoiadores ou de suas teses. Não percebem que quem está sob ataque da Juristocracia sem limites é o próprio Estado de Direito. O que está sendo atropelado são os nossos direitos democráticos, legais e políticos. O verdadeiro golpe à democracia não foi a trama golpista flopada por falta de apoio militar ou a arruaça dos patriotários, um crime de golpe impossível pois desarmado.


O verdadeiro golpe a nossa democracia está sendo dado a cada decisão monocrática de ministros do STF, endossada pelo silencio cúmplice do colegiado, que liberta corruptos confessos e condenados em várias instancias, cassa mandatos e prende por crimes de opinião, censura e pune jornalistas, mídias, redes sociais, parlamentares e condena a penas absurdas os patriotários do 8 de janeiro.


Não importa quem são as vitimas da vez. Ao final e ao cabo, somos todos vítimas do arbítrio e do desrespeito às leis.


Seguem depoimentos e reflexões sobre essa grave e real ameaça a nossa democracia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada