Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal

 Análise Bankinter Portugal 


SESSÃO: Para ONTEM ter sido uma sessão com predisposição mista, o seu desenvolvimento foi um pouco melhor do que isso ao estender-se a sensação de que as tecnológicas publicarão bons resultados a partir desta semana. Verizon (telecomunicações) publicou ontem, batendo expetativas e fazendo a revisão em alta do seu guidance, mas o que realmente impulsionou Nova Iorque foi o ataque cibernético a servidores locais de Microsoft Sharepoint, que forçará mais investimentos em cibersegurança. Por isso, Sentinelone +10% e Palo Alto +2,1%. A tecnologia volta a desmarcar-se em positivo, impulsionando o conjunto do mercado. O SOX está há 8 semanas consecutivas a subir e tudo indica que esta será a nona. 


A Ásia ofereceu uma evolução mais do que decente esta noite e madrugada (China +0,8%; Índia +0,1%), inclusive o Japão (-0,3%), apesar das eleições do final de semana deixarem a coligação no governo numa posição mais débil que poderá derivar num agravamento do défice fiscal, mas o mercado tinha descontado um desfecho ainda pior. 


Mais suma vez, a sessão evoluiu em intervalos estreitos, mas com obrigações e bolsas bastante comprados, portanto Nova Iorque voltou a marcar novos máximos históricos mesmo antes da atividade decair por razões sazonais.


HOJE não sai macro relevante e arrancamos com a perceção de que a Europa trabalha mais focada em conceber as suas represálias comerciais mais adequadas do que na esperança de um acordo com os EUA que permita reduzir substancialmente um imposto alfandegário linear de 30% que, em termos gerais, ameaça aplicar. Por isso, será um dia para se focar na seguinte ordem: 11:30 h GM (EPS esperado 2,328 $). Pré-abertura de Nova Iorque: CocaCola (0,833 $) e Lockheed Martin (6,413 $). Pós-fecho de Nova Iorque: Intuitive Surgical (1,93 $).  18h ASMI (4,01 €). 21:05 h SAP (1,437 €). 


Amanhã teremos resultados ainda mais influenciadores porque Alphabet e Tesla publicarão. E na quinta-feira, embora o BCE repita taxas de juros em 2,00%/2,15% depois de 7 cortes consecutivos, a abordagem que transmitir será fundamental para consolidar ou não a expetativa de que voltará a fazer outro corte este ano, mais provavelmente na sua reunião de dezembro, como nós acreditamos.


CONCLUSÃO: Em suma, hoje poderá ser um dia de espera, embora observando os resultados que saem… mas à espera de Alphabet e Tesla (amanhã) e abordagem do BCE. Em caso de dúvida, tende a subir. Pelo menos até que em meados da próxima semana a atividade decaia e… oxalá retroceda um pouco para dar oportunidade de comprar um pouco mais barato! 


S&P500 +0,1% Nq-100 +0,5% SOX +0,1% ES50 -0,3% IBEX +0,3% VIX 16,7% Bund 2,61% T-Note 4,37% Spread 2A-10A USA=+52pb B10A: ESP 3,21% PT 3,05% FRA 3,30% ITA 3,48% Euribor 12m 2,078% (fut.2,058%) USD 1,169 JPY 172,7 Ouro 3.388$ Brent 68,6$ WTI 66,5$ Bitcoin -1% (117.204$) Ether -2,3% (3.684$). 


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra comercial pesada

 

Coluna do Estadão

 Coluna do Estadão: Governistas alertam para 'tempestade perfeita' com alta do diesel após crise Uma “tempestade perfeita” se abateu sobre o governo no primeiro mês de 2025, lamentam aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvidos pela Coluna. A avaliação surgiu a partir da constatação de que o reajuste no diesel discutido pela Petrobras vem no pior momento possível, quando o Palácio do Planalto ainda tenta contornar dois problemas que afetaram a popularidade presidencial: a “crise do Pix” e a alta nos preços dos alimentos. Era para janeiro ter marcado uma virada na “sorte” do governo. A chegada de Sidônio Palmeira à Secom foi pensada como um “ponto de virada” para ajustar a comunicação na segunda metade do mandato com foco na disputa eleitoral de 2026. Mas o marqueteiro, desde que assumiu o cargo, tem lidado com uma crise atrás da outra. MENOS MAL. O temor maior de aliados de Lula é um eventual reajuste na gasolina, que, por ora, está fora do radar. Mesmo assim, o dies...

Meu perfil

 *Perfil Resumido:* Economista experiente com especialização em análise econômica, mercado financeiro e research. Doutorando, com mestrados profissionalizantes e acadêmico. Experiência como Economista-chefe, analista e docente universitário. Especializações em consultoria de mercado de capitais, análise macroeconômica e docência. *Pontos Positivos:* 1. Formação acadêmica sólida: Doutorando, mestrados profissionalizantes e acadêmico. 2. Experiência relevante: Economista-chefe, analista, docente universitário. 3. Habilidades diversificadas: Análise econômica, mercado financeiro, research, docência. 4. Experiência internacional: Doutoramento em Portugal, cursos em Angola. 5. Produção intelectual: Artigos, cursos, pesquisa sobre sustentabilidade da dívida pública. *Pontos Negativos:* 1. Falta de certificação profissional específica (ex: CFA, FRM). 2. Experiência curta na Mirae Invest (fev22). 3. Consultoria em construção (ConfianceTec) precisa de mais detalhes. *O que Falta:* 1. Mais d...