Pular para o conteúdo principal

Vai rolar 1203

 Vai rolar: Inflação na mira hoje nos EUA e aqui

[12/03/25] A Casa Branca confirmou que entraram em vigor, à meia-noite de hoje, as tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio importados pelos EUA, tanto para o Canadá, que apenas se livrou de uma sobretaxa de 50%, como para “todos os nossos parceiros comerciais, sem exceções ou isenções”. Inclusive para o Brasil, que não conseguiu um acordo.


Trump continua no papel de malvado no mundo. Ontem disse que as tarifas estão tendo “um tremendo impacto”. O presidente não está nem um pouco impressionado pela reação dos mercados.


Na agenda em NY, é importante o CPI de fevereiro (9h30), que pode mudar as apostas para os juros americanos. Aqui, o IPCA (9h) deve ter forte aceleração, enquanto o presidente Lula promete um “grande evento em Brasília” para lançar a MP que cria o novo consignado privado. (Rosa Riscala)


👉 Confira abaixo a agenda de hoje


Indicadores

▪️ Relatório mensal da Opep

▪️ 08h00 – FGV: Primeira prévia do IGP-M de março

▪️ 09h00 – IBGE: IPCA de fevereiro

▪️ 09h00 – BC: Dados da caderneta de poupança em fevereiro

▪️ 09h30 – EUA: Inflação (CPI) de fevereiro

▪️ 10h45 – Canadá anuncia decisão de política monetária

▪️ 11h30 – EUA: Estoques de petróleo do DoE

▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal

Eventos

▪️ 05h45 – Lagarde (BCE) discursa na Universidade de Frankfurt

▪️ 11h00 – Lula e Haddad participam de cerimônia de lançamento do novo consignado privado

Balanços

▪️ Brasil/Depois do fechamento: Casas Bahia, Cogna, CSN, CSN Mineração, Dexco, SLC Agrícola e Tenda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada