Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal 2101

 Análise Bankinter Portugal


SESSÃO: Ontem, Nova Iorque fechada devido a feriado e tomada de posse de Trump. O mais importante foi o que não aconteceu: como estimávamos, as suas declarações foram mais populistas do que efetivas, sem criar confusão no mercado, ao focar-se na imigração e outros aspetos não concretos a curto prazo (saída do Acordo de Paris, produzir mais petróleo e gás, por exemplo). E sem referir as criptos, portanto estas aumentaram um pouco para de seguida caírem, porque não disse nada sobre elas. Tem sido tão pacífico para o mercado como seria de esperar. Isso é bastante positivo. 

 

HOJE, às 07:00 h, saiu uma macro normal no Reino Unido (Desemprego 4,4% desde 4,3%; Ganhos Pessoais +5,6% desde +5,2%) e, às 10 h, sairá o ZEW Sentimento Económico na Alemanha, provavelmente a enfraquecer um pouco (15,3 vs. 15,7). O mais importante é que o fluxo de publicação de resultados ganha intensidade. Pré-abertura de Nova Iorque (14:30 h): Charles Schwab (EPS 0,912$), 3M (1,662$) e Prologis (1,383$). Mas, principalmente, às 21 h, Netflix (4,182$). E 21:05 h Capital One (2,778$). Também após o fecho americano (21 h): United Airlines (3,042$) e Seagate (1,865$). Será Neflix o fator a mover o mercado, mas já amanhã. A publicação de resultados é a referência desta semana, junto com a provável subida de taxas de juros do BoJ (+25 p.b., até 0,50%) na sexta-feira, agora que se comprovou que Trump não provocou uma confusão de mercado na sua tomada de posse. Isso evita que o yen se aprecie de forma irracional e deixa espaço para que o BoJ faça o que tiver de fazer, que é o contrário dos restantes bancos centrais do mundo: subir taxas de juros para travar uma inflação ca.+3%. 

 

Como ontem a Europa subiu timidamente perante a ausência de Wall St. e as obrigações mantiveram o seu movimento anterior de descida de yield (desde que, na quarta-feira (15), saiu uma Inflação Subjacente americana a suavizar-se em uma décima, até +3,2%), travando a sua anterior fase de subidas, é provável que HOJE a Europa debilite e retroceda um pouco, enquanto Nova Iorque poderá subir uns milímetros sem que esse movimento signifique nada, além de respirar um pouco, porque Trump não provocou nenhuma confusão de mercado. Netflix, às 21 h, irá decidir o tom para amanhã, mas o mercado parece estabilizado e nava convida a pensar que as yields das obrigações poderão voltar a aumentar e dar problemas esperar e ver com tom um pouco melhor, com o mercado mais tranquilo. 

 

Nova Iorque fechada. ES-50 +0,3% IBEX +0,2% VIX 15,8 Bund 2,50% T-Note 4,55% Spread 2A-10A USA=+31pb B10A: ESP 3,16% PT 2,94% FRA 3,30% ITA 3,62% Euribor 12m 2,483% (fut.2,335%) USD 1,040 JPY 161,7 Ouro 2.724$ Brent 79,9$ WTI 77,2$ Bitcoin -6,5% (101.384$) Ether -5,8% (3.215$). 

 

FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Abertura 2901

 Abertura: Brasil olha Vale e Petrobras antes de Copom; exterior fica misto à espera de Fed São Paulo, 29/01/2025 Por Silvana Rocha e Luciana Xavier* OVERVIEW.  As decisões de juros no Brasil e nos EUA, bem como os comentários de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), estão no centro das atenções dos mercados nesta super quarta. As sinalizações sobre o aumento de tarifas pelo governo de Donald Trump devem guiar também os negócios antes da divulgação de balanços de grandes empresas de tecnologia americanas, como Meta, Microsoft e Tesla. Internamente, serão acompanhados um leilão de linha de até US$ 2 bilhões no mercado de câmbio e reunião do Conselho de Administração da Petrobras para discutir preços de combustíveis. NO EXTERIOR.   Os mercados operam sem direção definida, com investidores atentos a balanços corporativos e esperando a decisão do Fed. A holandesa ASML, fabricante de equipamentos para a produção de semicondutores, superou expectativas em enc...

Matinal 0201

  Vai rolar: Dia tem PMIs e auxílio-desemprego nos EUA e fluxo cambial aqui [02/01/25] Indicadores de atividade industrial em dezembro abrem hoje a agenda internacional, no ano que terá como foco a disposição de Trump em cumprir as ameaças protecionistas. As promessas de campanha do republicano de corte de impostos e imposição de tarifas a países vistos como desleais no comércio internacional contratam potencial inflacionário e serão observadas muito de perto não só pela China, como pelo Brasil, já com o dólar e juros futuros na lua. Além da pressão externa, que tem detonado uma fuga em massa de capital por aqui, o ambiente doméstico continuará sendo testado pela frustração com a dinâmica fiscal e pela crise das emendas parlamentares. O impasse com o Congresso ameaça inviabilizar, no pior dos mundos, a governabilidade de Lula em ano pré-eleitoral. ( Rosa Riscala ) 👉 Confira abaixo a agenda de hoje Indicadores ▪️ 05h55 – Alemanha/S&P Global: PMI industrial dezembro ▪️ 06h00 –...