sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Reconstrução do Botafogo

 Foram anos de reconstrução...lindos...mesmo com todos os problemas.

Um progresso nítido em tudo.

Primeiro ano de SAF: 

Segunda janela...Botafogo tinha acabado de voltar da segunda divisão e quase se classifica para a Libertadores, deixando escapar a vaga na última rodada. Mas foi surpreendente que já foi pra competição internacional.

Segundo ano de SAF: 

Estrutura melhorando. Técnico de ponta. Neste período surgiu e começou a se consolidar o CT Lournier.

Os avanços foram notáveis. O scout operou muito bem e vários bons jogadores foram contratados. 

Quase foi campeão. E se classificou para a Libertadores. Liderou boa parte do campeonato, com uma margem de gordura sensacional, mas acabou se perdendo na segunda fase. Uma nota de corte marcante foram derrotas de 4x3 em virada para o Palmeiras e o Grêmio.

A SAF já era uma realidade. 

Terceiro ano de SAF: 

Campeão Brasileiro e da Libertadores da América.

As dívidas estavam equacionadas e com as negociações caíram pela metade praticamente. 

Desde o primeiro ano todos os salários de jogadores e de funcionários estavam em dia. Também o pagamento das dívidas históricas de acordo com a lei da SAF e também com o que foi homologado na justiça.

Esse é o verdadeiro termômetro da administração do clube. Até agora essa parte está em dia. 

Quarto ano de SAF: 

Como em todos os anos anteriores praticamente não teve pré-temporada. Uma bagunça de técnicos amadores, interinos e meia boca...e a cereja no bolo...um técnico que não só não ganhou nada como profissional como não tinha nenhuma experiência profissional como técnico de algum time grande. O elenco é muito forte. 

Ficou meio desequilibrado com as contratações...que foram caríssimas e que tiveram pouco resultado. E foi uma bagunça que afeta o elenco atual porque um técnico participava de planejamento de contratações, mas o outro tinha outro esquema de jogo...ou seja...jogadores contatados não funcionavam com os técnicos que vieram depois...afetando o elenco atual.

Participou do Mundial de Clubes da FIFA e obteve a vitória mais importante dos clubes brasileiros que jogaram a competição vencendo o PSG no tempo normal. Quinto no da SAF: Começa com transfer ban histórico. Alguns sinais já tinham sido dados. Quando houve o primeiro transfer ban em Março do ano anterior e que foi resolvido praticamente no dia seguinte. Também houve queixas de empresários ao longo do tempo.

 Mas claramente não eram calotes...apenas eles recebem depois de todo mundo. Se isso está em contrato ou não...irritou esses malandros...que estavam recebendo. Mas os processos de cobranças de treinadores portugueses já deveria ser um sinal.

Ou seja, quando o dinheiro do Botafogo sai do país não há controle. Não só pelo "caixa único". Pelo que ficamos sabendo em 2026, todos os parcelamentos estão com algum tipo de atraso. E o mais chocante: Textor não pagou nenhuma parcela do caso Almada e ainda vendeu o jogador antes de começar a pagar!

Esse negócio de caixa único tá pior do que esquema de pirâmide.

Veja. O Lyon usa a essa história a seu favor. O dinheiro do Botafogo(que teria tido receita histórica de mais de 1,5bi) salvou o clube europeu do rebaixamento. Apesar dessa nota dessa Kang se vangloriando de estar salvando o clube, isso não seria possível sem dinheiro de títulos, premiações e negociações de jogadores do Botafogo.

Vejam o que eles fizeram. "Ah...o dinheiro veio da Eagle e não do Botafogo. Não devemos nada". Mas botaram no balanço que o Botafogo deve a eles. Ou seja, se é dívida veio do caixa único...se é crédito foi direto para o Botafogo.

O Botafogo foi assaltado por estrangeiros. Simples assim. Resumindo:enquanto o Botafogo estava organizado internamente...no Brasil,com a melhor equipe de scouting do Brasil e provavelmente das Américas,com trabalho sério das comissões técnicas,uma boa estrutura de CT,Nilton Santos é outro,está em outro nível,o gramado de alto nível certificado pela FIFA,área molhada no Estádio,área molhada no CT,centro de saúde e performance...pagando dívidas.Enfim,a estrutura não tá devendo para nenhum clube grande...o dinheiro estava indo para fora do país e sumindo. Só completando sobre 2025 e 2026.

2025 - Mesmo com esse caos de treinadores praticamente amadores e gastança ineficiente nas contratações terminou na parte de cima da tabela. E venceu o PSG. Por pura força do elenco.

2026 - Quando eu me refiro ao que se descobriu e sobre especificamente atrasos nos parcelamentos...eu me refiro às negociações com clubes estrangeiros e treinadores. Mas lamentavelmente o Textor está permitindo a Eagle sufocar o clube. Porque o Botafogo não está recebendo aportes(não empréstimos!) para deixar tudo OK.

Com isso descobrimos atrasos inaceitáveis de FGTS e direitos de imagem.

Aliás, atrasos que eram o suficiente para os jogadores saírem de graça se entrassem na justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ailton Braga

  Hoje, 02/02/2026, saiu no Blog do IBRE da FGV, artigo meu em que faço análise da interação entre política fiscal e política monetária, a p...