Pular para o conteúdo principal

Felipe Moura

 ⚖️  *Felipe Moura Brasil:  Resumo do Cenário:*


Voto de Luiz Fux abre margem para Jair Bolsonaro reverter a condenação no futuro, caso as condições políticas se tornem mais favoráveis; e favorece a atual pressão política por anistia no Congresso, turbinando o caldo político e jurídico para a sua aprovação.


A tendência é que a defesa apresente recurso para levar o caso, no mínimo, ao plenário, como defende Fux. E que todas as decisões contrárias do STF - seja rejeitando esse recurso, seja derrubando a eventual anistia, sob alegação de que não vale para crimes contra a democracia - turbinem ainda mais o caldo político, sendo exploradas pelo bolsonarismo como novas provas de perseguição e de associação do Supremo com o governo Lula.


Também se aventa, no momento, a “anistia light”, costurada entre as cúpulas do Congresso e do STF, para reduzir penas dos condenados, sem anular condenações, sobretudo dos líderes, nem a inelegibilidade de Bolsonaro. Seria a famosa “solução intermediária”, uma das formas mais tradicionais de acordão, na República do Escambo brasileira.


Haverá tensão, claro, porque o bolsonarismo já manifestou contrariedade com “anistia light”, dada sua prioridade em aliviar o ex-presidente, que, no entanto, sem melhor alternativa, poderá declarar apoio a outro candidato, na esperança de que futuras mudanças das condições políticas favoreçam o indulto ou a anulação.


https://x.com/FMouraBrasil/status/1965785204435415523

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada