Pular para o conteúdo principal

BDM Matinal Riscala

 *Rosa Riscala: Balanço da Nvidia e Caged concentram expectativas*


… A expectativa pelo balanço da Nvidia, após o fechamento, mobiliza os mercados em Nova York, em dia de agenda esvaziada, mas tomado por muitos ruídos, que colocam o investidor de sobreaviso. Aqui, após o IPCA-15 frustrar com deflação menor que a esperada, saem dados do Caged, enquanto o governo tenta evitar que o projeto de isenção do Imposto de Renda seja aprovado sem medidas compensatórias e luta para fechar o Orçamento para 2026. Haddad dá entrevista às 11h. Nos Estados Unidos, a demissão de Lisa Cook, que vai contestar judicialmente a decisão de Trump, domina os receios de interferência no Fed, sob o risco de puxar os juros longos com mais força.


TIRO PELA CULATRA – Artigo na agência Bloomberg afirma que o ataque sem precedentes do presidente Trump ao Federal Reserve poderá sair pela culatra, atingindo os mercados financeiros e a economia com custos de empréstimos mais altos.


… Mesmo após Powell ter sinalizado em Jackson Hole que está pronto para começar a reduzir os juros já no mês que vem, o rendimento das Notes de 10 anos reflete o desconforto dos investidores, mantendo a projeção do yield acima de 4,2%.


… Essas taxas já vinham em alta diante do risco de as tarifas piorarem a inflação e, ainda, pelo impacto dos cortes de impostos que podem gerar uma onda de estímulo e pela chance de o déficit orçamentário continuar inundando o mercado com novos títulos do Tesouro.


… A esta conjuntura, soma-se o esforço de Trump para conseguir um Fed “leal” às suas vontades, que possa cortar os juros muito rápido e em excesso, o que colocaria em risco a credibilidade da instituição no combate à inflação.


… “A combinação do crescimento mais fraco do payroll e das provocações da Casa Branca ao Fed está começando a criar problemas reais aos investidores em títulos do Tesouro americano”, disse David Roberts, chefe de renda fixa da Nedgroups Investments.


… Ele espera que as taxas de longo prazo subam mesmo com recuo no curto prazo. “A inflação está muito acima da meta. Dinheiro muito mais barato agora provavelmente alimentaria um boom, um dólar americano mais fraco e uma inflação substancialmente mais alta.”


… Para Edward Harrison, estrategista macro da Markets Live, se os esforços para obter o controle político do Fed ganharem mais força, “devemos esperar uma reação mais ampla tanto nos prêmios quanto nas expectativas de inflação”.


… Por ora, a resposta do mercado ao anúncio da demissão de Cook ainda é relativamente discreta, mas esse é um fator potencial de estresse.


TRUMP – Questionado pelos jornalistas sobre a decisão de Lisa Cook de contestar judicialmente a demissão, o presidente disse que “acataria a decisão dos tribunais”, mas voltou a pedir taxas de juros mais baixas ao Fed.


NVIDIA – Em paralelo à pressão de Trump sobre a independência do Fed, o mercado em Nova York aguarda com grande expectativa o balanço da gigante de tecnologia, no final do dia, em busca de pistas sobre se a atual alta continua ou se estagnará.


… Os resultados da Nvidia devem apresentar uma atualização sobre o boom de gastos com inteligência artificial e também dar a medida de como a rivalidade entre Estados Unidos e China está limitando o crescimento.


… Analistas estimam que os maiores compradores de hardware de IA ainda estão investindo pesadamente em novos equipamentos, com as vendas da empresa previstas para crescer a um ritmo de mais de 50% este ano.


… O que diminui a empolgação é a confusão sobre quantos negócios a Nvidia conseguirá fazer na China.


… “Os resultados da Nvidia transcendem a empresa, tornando-se um barômetro da atividade macroeconômica, um talismã para o comércio de inteligência artificial e um ponto de pressão crítico para a geopolítica global”, disse Kyle Rodda (Capital.com), na Bloomberg.


LULA 2026 – A reunião ministerial realizada pelo presidente nesta terça-feira teve como principal objetivo uniformizar o discurso do governo e dar o recado aos ministros para que eles propaguem os dados positivos da economia, apurou o Broadcast Político.


… O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, apresentou aos colegas uma peça publicitária que será divulgada a partir da próxima semana e o novo slogan da gestão Lula: “Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro”.


… Sidônio enfatizou a importância de a “tropa” dos ministros defenderem o governo para melhorar a popularidade do presidente, reforçando que a palavra de ordem é o discurso da soberania, após o tarifaço dos Estados Unidos para o Brasil.


… Bastidores apurados pelo Valor indicam que Lula cobrou lealdade dos ministros em favor do governo, citando como exemplo as críticas de Ciro Nogueira na oficialização da federação União Brasil e PP, onde “não teve um ministro para defender a gestão petista”.


… Lula citou também o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, dizendo que não gosta dele e admitindo que o sentimento é recíproco.


… Rueda respondeu às críticas de Lula com postagem nas redes sociais, quando disse que “a fala do presidente evidencia o valor da nossa independência e a importância de uma força política que não se submete ao governo”.


ISENÇÃO DO IR – Câmara e Senado negociam calendário conjunto de votação do projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, de forma a aprovar o texto nas duas Casas ainda em setembro.


… O cronograma deve ser definido nesta semana em reunião entre Hugo Motta, Davi Alcolumbre e a ministra Gleisi Hoffmann.


… Segundo o Valor, parlamentares avaliam que a liberação de emendas e o pagamento efetivo de recursos podem contribuir para o ambiente de aprovação do texto. A preocupação é com a alteração da proposta, por meio de destaques no plenário.


… O movimento é liderado pelo PL e conta com o apoio de parte do União Brasil e do PP, que trabalham para evitar medidas compensatórias, como a tributação de até 10% para quem ganha mais de R$ 1,2 milhão por ano.


… O PP articula uma compensação alternativa que inclui um aumento de 5% na Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL), além da redução de incentivos fiscais. O relator do projeto, deputado Arthur Lira, admitiu que “há 200 conversas” e “muita especulação”.


HADDAD – O ministro da Fazenda concede entrevista ao vivo ao portal UOL, a partir das 11h, e deve abordar esse tema.


CPMI DO INSS – Governo fez acordo para investigar gestão Dilma e evitar a convocação de irmão de Lula, o Frei Chico, que é vice-presidente do Sindnapi, uma das entidades citadas no escândalo de descontos irregulares de aposentadorias.


… Projeto que veda os descontos associativos em benefícios do INSS estava na pauta da Câmara, mas a sessão deliberativa foi encerrada sem a votação, assim como um requerimento de urgência para um projeto que limita o ingresso de ações dos partidos no STF.


… Essas matérias ficaram para hoje, junto com a PEC da Blindagem e a PEC que extingue o foro privilegiado.


… No Senado, Davi Alcolumbre se comprometeu a votar nesta quarta-feira o projeto de lei complementar que uniformiza para oito anos o tempo de inelegibilidade de políticos e, na prática, diminui o período em que, determinados casos, alguém fica inelegível.


BOLSONARO – Alexandre de Moraes atendeu à manifestação da PGR e determinou que o ex-presidente seja monitorado em tempo integral, com policiais de prontidão próximos da residência onde cumpre prisão domiciliar, devido ao risco de fuga.


… O policiamento, diz o ministro do STF, deverá “evitar exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática”.


AGENDA – Dados do Caged de julho (14h30) são o destaque entre os indicadores de hoje, com a mediana das estimativas (Broadcast) apontando para a criação líquida de 135 mil vagas com carteira assinada, abaixo de junho (166.621 vagas).


… As expectativas para esta leitura variam de 110 mil a 185.521 vagas, garantidas pela atividade ainda forte.


… No mesmo horário (14h30), o Tesouro divulga o Relatório da Dívida Pública Federal de julho e o BC, os dados semanais do fluxo cambial. Já pela manhã (8h30), serão divulgados os dados de crédito do Banco Central.


EXPOFENABRAVE – Tarcísio de Freitas (11h) e Gabriel Galípolo (14h) participam do 33º Congresso & ExpoFenabrave.


LÁ FORA – Sai de madrugada o índice de confiança do consumidor GfK na Alemanha, em dia de agenda esvaziada no exterior.


… Nos Estados Unidos, estão previstos apenas os estoques de petróleo do DoE e o discurso repetido de Tom Barkin (Fed/Richmond) em evento da Greensboro Chamber of Commerce (13h45).


… No final da noite (22h), o BC da Coreia do Sul divulga decisão de política monetária e, no Japão, Junko Nakagawa (BoJ) discursa (22h30).


A GUERRA EM GAZA – O enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, disse que haverá uma grande reunião, chefiada pelo presidente Trump, hoje na Casa Branca, para discutir planos para Gaza após a guerra.


… À Fox News, Witkoff afirmou sobre o fim da guerra: “Vamos resolver isso de ou jeito ou de outro até o final do ano”.


… Sobre a Ucrânia, ele comentou que Trump pode ser necessário na cúpula entre Putin e Zelensky, informando que irá se reunir com ucranianos esta semana em Nova York. Sobre uma “pressão máxima” à Rússia, disse que “é o presidente que precisa decidir sobre sanções”.


… Já Trump disse que pode aplicar sanções econômicas contra a Rússia, caso não cheguemos a um cessar-fogo. Sem dar detalhes, acrescentou que tem “coisas muito sérias em mente, se for preciso, para usar contra o presidente Vladimir Putin”.


ÍNDIA – Começa a valer hoje a sobretaxa adicional de 25% dos Estados Unidos, elevando a tarifa total sobre Nova Délhi para 50%.


O FED POLITIZADO – A perseguição implacável de Trump para o Fed cortar juro conseguiu derrubar ontem os Treasuries de mais curto prazo, mas ampliou a inclinação da curva, na maior prova de mercado na defensiva.


… A alta nas taxas dos títulos do Tesouro americano de longo prazo não esconde o medo de que esta batalha agora para forçar uma atuação dovish cobrará o seu preço lá na frente, com potencial perda do controle da inflação.


… O diferencial da ponta curta com a longa dos Treasuries abriu: o spread entre o bônus de 5 anos e o de 30 anos superou 115 pontos-base pela primeira vez desde setembro de 2021, segundo a BMO, ficando em quase 118 pontos.


… O yield da Note de 2 anos caiu para 3,684%, contra 3,728% na véspera, o rendimento das Notes de 10 anos recuou para 4,259% (de 4,281no pregão anterior), enquanto o retorno do título de 30 anos subiu a 4,911%, de 4,895%.


… O mais novo capítulo da queda de braço de Trump com o Fed levanta a lebre sobre a independência do Fed. O republicano assegura que terá a maioria dos indicados para o conselho de política monetária “muito em breve”.


… Segundo a BMO, não existe caminho fácil para o presidente americano obter quatro nomeações no conselho de sete membros do BC e ampliar sua influência. Mas os riscos associados à perda de credibilidade do Fed estão dados.


… Vencedor do Prêmio Nobel em 2008, o economista Paul Krugman acredita que a resposta que Powell dará à demissão de Lisa Cook será um teste e, se Suprema Corte validar a ação, as implicações serão “desastrosas”.


… “Isso marcará a destruição do profissionalismo e do pensamento independente em todo o governo federal.”


… Segundo ele, os Estados Unidos estão a caminho de se tornar a Turquia, “onde um governante autoritário [Erdogan] impôs sua economia maluca ao Banco Central, fazendo a inflação disparar para 80%”.


… Para Krugman, os mercados financeiros provavelmente vão continuar ignorando a “ilegalidade da administração Trump”, mas, em última análise, “nada disso é sobre política monetária; é sobre se ainda somos uma nação de leis”.


DANÇA DAS CADEIRAS – Investidores ponderam se a decisão de Trump sobre Cook terá validade judicial.


… Indicada por Biden, a diretora do Fed diz que continuará trabalhando normalmente, que Trump não tem autoridade legal para destituí-la por justa causa de seu cargo e que contestará a demissão judicialmente.


… O Fed diz que cumprirá qualquer decisão da Justiça, enquanto Trump afirma estar preparado para uma batalha judicial. De acordo com o WSJ, ele deseja agir rápido para escolher o substituto de Cook na vaga que vai até 2038.


… Entre os potenciais candidatos, está o ex-presidente do Banco Mundial David Malpass, que trabalhou na Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump e que recentemente já criticou o Fed por não reduzir os juros.


… Outra alternativa, segundo o jornal, seria Trump indicar Malpass para a vaga deixada pela ex-diretora Adriana Kugler, que expira em janeiro, e optar por nomear seu assessor econômico Stephen Miran para o lugar de Lisa Cook.


… Fonte da BBG disse que o Comitê Bancário do Senado se prepara para audiência de Miran semana que vem.


… Apesar da credibilidade em xeque do Fed, o dólar caiu lá fora com a promessa de cortes do juro. O DXY recuou 0,21%, a 98,225 pontos, o euro ganhou 0,15%, a US$ 1,1647, a libra, +0,12%, a US$ 1,3486, e o iene, a 147,36/US$.


… Na contramão do exterior, o dólar fechou em alta moderada de 0,37% por aqui, negociado a R$ 5,4345. No Broadcast, operadores atribuíram a falta de fôlego do real à performance negativa das commodities ontem.


… As novas ameaças tarifárias de Trump contra a China e a Índia pesaram sobre o minério de ferro, em queda de 0,70%, e especialmente sobre o contrato do Brent para outubro, que afundou 2,29%, para US$ 67,22 o barril.


… Durante reunião de gabinete, Trump disse esperar que o petróleo caia abaixo do patamar de US$ 60 “em breve”.


… Na esteira da forte queda da commodity, Petrobras PN perdeu 0,72%, a R$ 30,43, e ON caiu 0,51%, a R$ 32,89. Já Vale contrariou o minério, subiu 0,89%, à máxima do dia, de R$ 55,41, e ajudou a frear as quedas do Ibovespa.


… O índice à vista recuou de leve (-0,18%), abaixo dos 138 mil pontos (137.771,39), com giro de R$ 20 bilhões.


… Entre os bancos, BB ON testou uma recuperação e subiu 1,65%, a R$ 20,38, Bradesco ON avançou 0,14%, a R$ 14,03, mas Bradesco PN registrou desvalorização tímida de 0,24%, a R$ 16,31, e Itaú caiu 0,67%, para R$ 36,95.


… Em Nova York, as bolsas deixaram em segundo plano o debate sobre a independência do Fed e se concentraram no horizonte de corte dos juros. Além disso, anteciparam positivamente o balanço trimestral da Nvidia (+1,09%) hoje.


… O Dow subiu 0,30% (45.418,07 pontos); S&P 500, +0,41% (6.465,94 pontos); e Nasdaq, +0,44% (21.544,27 pontos).


NÃO DEU MATCH – Um dia depois do ânimo com a nova melhora das expectativas de inflação no boletim Focus, inclusive para os prazos mais longos, a deflação menor do que a esperada do IPCA-15 deixou gosto de decepção.


… A prévia da inflação oficial de agosto recuou 0,14%, quando os economistas esperavam queda de 0,19%.


… Os serviços subjacentes aceleraram de 0,45% em julho para 0,55%. Nos serviços como um todo, houve desaceleração de 0,70% para 0,50%, mas a variação superou o teto das projeções do mercado, de 0,47%.


… Frustrada pelo indicador e influenciada ainda pela crise de confiança no Fed, a curva do DI fechou em alta.


… No fechamento, o contrato de juro para Jan/26 subiu a 14,895% (de 14,886% no ajuste anterior); Jan/27, a 13,975% (13,916%); Jan/29, a 13,245% (de 13,202%); Jan/31, a 13,585% (de 13,561%); e Jan/33, 13,765% (13,754%).


… O resultado menos favorável do IPCA-15 esvaziou parte das apostas de um corte antecipado da Selic, em dezembro, e reforçou a expectativa de que o ciclo de relaxamento do Copom comece em janeiro ou depois.


… O Barclays reduziu as projeções para IPCA deste ano para baixo de 5%, de 5,1% para 4,9%, e para 2026 (de 4,3% para 4,2%), mas ainda vê um cenário inflacionário desafiador justamente por conta da pressão dos serviços.


CIAS ABERTAS – JBS passará a integrar o índice FTSE US, operado pela FTSE Russell, a mesma gestora do conhecido índice Russell…


… A confirmação foi divulgada em comunicado oficial, detalhando mudanças que serão efetivas a partir do fechamento do mercado em 19 de setembro, com validade em 22 de setembro…


… A entrada no FTSE US reforça a consolidação da empresa no mercado de capitais americano, processo acelerado após a dupla listagem (B3 e Nyse) realizada neste ano…


… O movimento é visto como estratégia para atrair um leque mais amplo e diversificado de investidores…


… Desde a estreia na Nyse, em 12 de junho, as ações da empresa acumulam valorização de 15%; nesta terça-feira, atingiram sua máxima histórica, encerrando a sessão a US$ 15,99.


CSN. O Citi reduziu o preço-alvo de R$ 9 para R$ 7 por alta alavancagem e fluxo de caixa negativo. Quanto à CSN Mineração, o banco estabeleceu o preço-alvo em R$ 5, contra R$ 5,03 do fechamento do papel ontem na bolsa.


AZZAS. Conselho aprovou o adiamento para 10 de setembro da data das posses de Eric Alexandre como diretor financeiro, corporativo e de RI, e de Rafael Sachete como diretor, sem designação específica…


… Originalmente, posses estavam marcadas para a próxima segunda-feira (1º).


ECORODOVIAS celebrou termo aditivo para otimização do contrato de concessão da controlada Ecovias 101, com vigência por 24 anos, preservando continuidade da prestação do serviço na BR-101, entre Espírito Santo e Bahia.


HYPERA. Itaú BBA manteve recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 35, e reduziu em 5% a estimativa para receita líquida da empresa neste ano e em 2026, após os resultados do segundo trimestre.


SANTOS BRASIL. Conselho de Administração aprovou parecer favorável à OPA proposta pela CMA CGM para aquisição da totalidade das ações de emissão da companhia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada