Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal

 Análise Bankinter Portugal 


SESSÃO: WS animou-se ontem (+1,1%) com a inflação americana yield do T-Note hesitou, mas continua num nível confortável (4,29% a 10 A; +1 p.b.) e o dólar debilitou-se (1,168). Porquê? A inflação americana mantém-se estável em julho (+2,7% vs. +2,8% esperado) apesar dos impostos alfandegários da Administração Trump (serviços em alta e energia em baixa). A Taxa Subjacente aumenta até +3,1% (vs. +3,0% esperado vs. +2,9% ant.), mas não parece um drama, por isso, o mercado dá por garantido um corte de taxas de juros por parte da Fed, em setembro (-25 p.b. até 4,0%/4,25%; probabilidade >95%). Além disso, começa a dominar o tom dovish/suave entre os conselheiros Fed, especialmente após os fracos dados de emprego em julho (Criação de Emprego Não Agrícola: 73 k vs. 104 k esperado). Como se não fosse suficiente, o fluxo de notícias na frente comercial muda para melhor (trégua entre os EUA e a China até novembro). É um bom sinal e não parece demasiado tempo porque implica <12 meses de negociação entre as 2 principais potências mundiais (o Brexit durou 4/5 anos). Em suma, as chaves para esclarecer o ritmo da política monetária poderão vir na reunião de banqueiros centrais em Jackson Hole (21/23 agosto). Hoje não temos referências importantes e apenas publicam EON (bate expetativas) e Vestas, portanto a Europa avaliará em alta, contagiada pelo fecho em alta de ontem em Nova Iorque, enquanto os EUA tratam de consolidar-se em máximos históricos.


 S&P500 +1,1% NQ100 +1,4% SOX +3,0% ES-50 +0,1% VIX 14,7% BUND 2,74%. T-NOTE 4,29%. SPREAD 2A-10A USA=+55,4PB B10A: ESP 3,26% ITA 3,56%. EURIBOR 12M 2,13% (FUT. EURIBOR 12M 2,15%). USD 1,161. JPY 172,4. OURO 3.349$. BRENT 66,1$. WTI 63,1$. BITCOIN +0,1% (118.985$). ETHER +8,0% (4.629$).


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada