Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal

 Análise Bankinter Portugal 


SESSÃO: Ontem tivemos uma nova jornada de subidas. O Senado americano finalmente aprovou por uma margem estreita o plano fiscal de Trump “One Big Beautiful Bill” e agora deve voltar ao Congresso para uma aprovação final após as últimas modificações. Por outro lado, no front comercial, os EUA anunciaram a assinatura do acordo tarifário com o Vietname, que foi recebido positivamente (em particular pelas tecnológicas). Além disso, esta madrugada, soubemos da redução de certas restrições de exportação para a China para os designers de software de semicondutores, que também devem ser positivamente acolhidas pelo setor.


Hoje será um dia especialmente intenso em macro, devido ao feriado de sexta-feira nos EUA (de facto, hoje as bolsas americanas abrirão meio expediente). Espera-se um dado de Criação de Emprego Não Agrícola fraco (+110K vs 139k ant. e 123,8k média do ano), ainda mais após a surpresa negativa do ADP ontem. Também, a Taxa de Desemprego espera-se uma décima a 4,3%. Uma evolução mais fraca dos dados de emprego aumentaria a expectativa de cortes por parte do Fed na segunda metade do ano. As nossas expectativas apontam para um corte em setembro e outro já em meados de 2026. Finalmente, teremos o ISM de Serviços, que se espera que recupere a zona de Expansão (em 50,6 esp. +0,7 pontos).


Em resumo, os mercados de ações continuarão hoje a manter um comportamento moderadamente positivo, apesar de um ambiente de yields que começam a descontar as maiores necessidades de financiamento. Se continuarmos a ver novos avanços no front tarifário e se confirmar a aprovação final do Plano Fiscal pelo Congresso, não é descartável que o bom tom continue nos próximos dias.


S&P500 +0,47% Nq100 +0,73% SOX +1,88% ES-50 +0,69% VIX 16,64% -0,19pb. Bund 2,62%. T-Note 4,26%. Spread 2A-10A EUA=+49,2pb O10A: ESP 3,27% ITA 3,53%. Euribor 12m 2,07% (fut.12m 2,06%). USD 1,179. JPY 169,6. Ouro 3.356,64$. Brent 68,56$. WTI 66,91$. Bitcoin +0,15% (109.399$). Ether -0,2% (2.589$).


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra comercial pesada

 

Coluna do Estadão

 Coluna do Estadão: Governistas alertam para 'tempestade perfeita' com alta do diesel após crise Uma “tempestade perfeita” se abateu sobre o governo no primeiro mês de 2025, lamentam aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvidos pela Coluna. A avaliação surgiu a partir da constatação de que o reajuste no diesel discutido pela Petrobras vem no pior momento possível, quando o Palácio do Planalto ainda tenta contornar dois problemas que afetaram a popularidade presidencial: a “crise do Pix” e a alta nos preços dos alimentos. Era para janeiro ter marcado uma virada na “sorte” do governo. A chegada de Sidônio Palmeira à Secom foi pensada como um “ponto de virada” para ajustar a comunicação na segunda metade do mandato com foco na disputa eleitoral de 2026. Mas o marqueteiro, desde que assumiu o cargo, tem lidado com uma crise atrás da outra. MENOS MAL. O temor maior de aliados de Lula é um eventual reajuste na gasolina, que, por ora, está fora do radar. Mesmo assim, o dies...

Meu perfil

 *Perfil Resumido:* Economista experiente com especialização em análise econômica, mercado financeiro e research. Doutorando, com mestrados profissionalizantes e acadêmico. Experiência como Economista-chefe, analista e docente universitário. Especializações em consultoria de mercado de capitais, análise macroeconômica e docência. *Pontos Positivos:* 1. Formação acadêmica sólida: Doutorando, mestrados profissionalizantes e acadêmico. 2. Experiência relevante: Economista-chefe, analista, docente universitário. 3. Habilidades diversificadas: Análise econômica, mercado financeiro, research, docência. 4. Experiência internacional: Doutoramento em Portugal, cursos em Angola. 5. Produção intelectual: Artigos, cursos, pesquisa sobre sustentabilidade da dívida pública. *Pontos Negativos:* 1. Falta de certificação profissional específica (ex: CFA, FRM). 2. Experiência curta na Mirae Invest (fev22). 3. Consultoria em construção (ConfianceTec) precisa de mais detalhes. *O que Falta:* 1. Mais d...