Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal

 Análise Bankinter Portugal 


SESSÃO: Ontem tivemos uma nova jornada de subidas. O Senado americano finalmente aprovou por uma margem estreita o plano fiscal de Trump “One Big Beautiful Bill” e agora deve voltar ao Congresso para uma aprovação final após as últimas modificações. Por outro lado, no front comercial, os EUA anunciaram a assinatura do acordo tarifário com o Vietname, que foi recebido positivamente (em particular pelas tecnológicas). Além disso, esta madrugada, soubemos da redução de certas restrições de exportação para a China para os designers de software de semicondutores, que também devem ser positivamente acolhidas pelo setor.


Hoje será um dia especialmente intenso em macro, devido ao feriado de sexta-feira nos EUA (de facto, hoje as bolsas americanas abrirão meio expediente). Espera-se um dado de Criação de Emprego Não Agrícola fraco (+110K vs 139k ant. e 123,8k média do ano), ainda mais após a surpresa negativa do ADP ontem. Também, a Taxa de Desemprego espera-se uma décima a 4,3%. Uma evolução mais fraca dos dados de emprego aumentaria a expectativa de cortes por parte do Fed na segunda metade do ano. As nossas expectativas apontam para um corte em setembro e outro já em meados de 2026. Finalmente, teremos o ISM de Serviços, que se espera que recupere a zona de Expansão (em 50,6 esp. +0,7 pontos).


Em resumo, os mercados de ações continuarão hoje a manter um comportamento moderadamente positivo, apesar de um ambiente de yields que começam a descontar as maiores necessidades de financiamento. Se continuarmos a ver novos avanços no front tarifário e se confirmar a aprovação final do Plano Fiscal pelo Congresso, não é descartável que o bom tom continue nos próximos dias.


S&P500 +0,47% Nq100 +0,73% SOX +1,88% ES-50 +0,69% VIX 16,64% -0,19pb. Bund 2,62%. T-Note 4,26%. Spread 2A-10A EUA=+49,2pb O10A: ESP 3,27% ITA 3,53%. Euribor 12m 2,07% (fut.12m 2,06%). USD 1,179. JPY 169,6. Ouro 3.356,64$. Brent 68,56$. WTI 66,91$. Bitcoin +0,15% (109.399$). Ether -0,2% (2.589$).


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada