Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal 2410

 Análise Bankinter Portugal


SESSÃO de realizações de lucros nas principais bolsas europeias e americanas (S&P500 -0,9% e EuroStoxx50 -0,34%). O Ibex foi uma das poucas exceções (+0,27%) graças aos bons resultados de Iberdrola (ontem) e Enagás (terça-feira). Nos EUA, pesaram os resultados piores do que o esperado de Boeing (cujos trabalhadores também rejeitaram o acordo para terminar a greve) e Starbucks, assim como as notícias do surto de E. coli do McDonald's nos EUA. 

 

O Banco do Canadá cumpriu as expetativas e baixou taxas de juros em -50 p.b. (para 3,75%). É a quarta descida consecutiva. O Livro Bege da Fed mostrava uma ligeira desaceleração e menores tensões no mercado laboral. 

 

HOJE o fundamental está nos PMIs (preliminares de outubro) e resultados empresariais. O mercado amanhece animado pelos resultados de TESLA (+12% em aftermarket), que surpreendeu positivamente em margens e guias para 2025, e LAM Research (+5,6% em aftermarket). A temporada vai ganhando tração e melhora o aumento médio de EPS em S&P (para +4,1% desde +3,6% ontem). Além disso, na Europa, antes da abertura, publicaram Danone, Unilever e Hermés e também superaram expetativas; igual a BESI, embora as suas guiais fossem um pouco fracas. A nota negativa foi Kering: continua sem visibilidade, com vendas -16% (vs -11% esperado).   

 

No lado macro, destacam-se os PMIs preliminares de outubro. A atenção está na evolução Industrial na Europa, que se manterá em zona de contração (UE Industrial 45,1 esperado vs 45,0, Composto 49,7 vs 49,6 ant. e Serviços 51,5 esp,. vs 51,4). Nos EUA, o PMI Composto mantém-se em zona de expansão (53,8 esp. vs 54 ant.), enquanto se espera 47,5 vs 47,3 ant. no Industrial. 

 

Em suma, esperamos uma ligeira subida nas bolsas, após três sessões de descidas nos principais mercados americanos e europeus. Na ausência de grandes surpresas nos PMIs, os resultados empresariais devem animar o mercado, após os resultados de Tesla e LAM, de madrugada, e a maioria dos europeus. Em qualquer caso, nos próximos dias continuarão a pesar os riscos geopolíticos abertos e a proximidade das eleições americanas (5 de novembro). 

 

S&P500 -0,9% Nq100 -1,6% ES-50 -0,3% VIX 19,24% +1,04pb. Bund 2,32%. T-Note 4,24%. Spread 2A-10A USA=+17,5pb B10A: ESP 3,03%; ITA 3,55%. Euribor 12m 2,674% (fut.12m 2,1%). USD 1,079. JPY 164,7. Ouro 2.731,8$. Brent 75,2$. WTI 71,1$. Bitcoin 1,1% (67.334$). Ether 1,7% (2.555$). 

 

FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada