BOM DIA MERCADO
PESQUISA E DEBATE ENCERRAM A SEMANA
Por ROSA RISCALA (@rosa_riscala) *
... Os mercados devem continuar reagindo com volatilidade ao cenário eleitoral indefinido. A XP/IPESPE divulga hoje, antes da abertura, mais uma pesquisa e, como sempre, a expectativa é para o desempenho de Alckmin, que segue abaixo dos dois dígitos. Já à noite (22h), a RedeTV realiza o segundo debate dos candidatos à presidente. Preso em Curitiba, Lula não participa, mas a presença de Haddad pelo PT não está ainda confirmada.
... Segundo as últimas informações, a RedeTV não deve permitir a presença de um representante de Lula.
... No TSE, a impugnação do nome do ex-presidente já soma sete pedidos, que serão relatados por Barroso, como confirmou Rosa Weber em decisão, ontem à noite. Mas o ministro não agirá tão rápido como se esperava.
... Apesar de defender celeridade no processo, Barroso não quer decidir monocraticamente, levará o caso ao plenário do Tribunal e deve respeitar os prazos regimentais de tramitação do processo.
... Só hoje, com a publicação do pedido de registro da candidatura de Lula no Diário da Justiça Eletrônico, começa a contar o período de cinco dias para a impugnação, que pode ser contestada pela defesa em sete dias úteis.
... O processo estaria concluído por volta do dia 29, às vésperas do horário eleitoral, com início no dia 31 deste mês. Um pouco de atraso no cronograma pode acabar colocando Lula na campanha da televisão.
ALCKMIN - Tinha tudo para ser um dia de recuperação, esta 5ªF, com o mercado externo mais otimista após a reaproximação dos EUA e China, quando notícias negativas para a candidatura de Alckmin viraram o humor.
... Uma nota na mídia considerando a possibilidade de o tucano ser denunciado pelo MP de São Paulo pelo crime de improbidade administrativa nos próximos dias interrompeu a alta da bolsa e puxou o dólar (abaixo).
... Mais dois fatos caíram mal para Alckmin, ontem, e foram explorados pelos adversários: o apoio de Temer e as declarações de FHC admitindo uma aliança do PSDB com o PT contra Bolsonaro no segundo turno.
... Sobretudo a entrevista de FHC, à Jovem Pan, causou estrago nas redes sociais, com os eleitores de Bolsonaro tomando como prova de que PSDB e PT "são irmãos gêmeos" na defesa de uma política de esquerda.
... Alckmin se defendeu em vídeo, negou a aliança, atacou o PT e Bolsonaro, "dois radicais", e se colocou como a opção de "equilíbrio e bom senso". FHC abriu conta no Twitter, disse que Alckmin é seu candidato e vai vencer.
BOLSONARO - Foi o único candidato a não comparecer ao Encontro de Mulheres, organizado por Luiza Trajano, ontem, quando a empresária botou todos eles juntos no palco, de mãos dadas, cantando Raul Seixas.
MAIS PESQUISAS - Semana que vem abre quente, com Ibope na 2ªF, 20, e Datafolha na 4ªF, 22.
... Série de sabatinas com candidatos à presidente será retomada pela RecordTV na 2ªF, com Alckmin.
AGENDA - IPC-Fipe (5h), IGP-M (8h), boletim regional do BC (9h) e teleconferência da Cesp (11h).
... Nos EUA, saem a preliminar de agosto do sentimento do consumidor (Michigan), com estimativa de melhora para 98, de 97,1 em julho, e indicadores antecedentes do Conference Board em julho - ambos, às 11h.
... Na zona do euro, é destaque a versão final da inflação ao consumidor (CPI) de julho.
VOLATILIDADE - A eleição voltou a assumir o seu protagonismo, nesta 5ªF, descolando o mercado doméstico do alívio no Exterior, virando os pregões quando menos se espera, seja com notícias, boatos ou puro medo.
... Faltando pouco menos de dois meses para o pleito, o receio de que Alckmin seja denunciado pelo MP antes do primeiro turno se somou à expectativa com as próximas pesquisas e debates no imaginário do investidor.
... Perto do meio-dia, os rumores que correram nas mesas sobre o tucano zeraram o otimismo com China, EUA e Turquia, impuseram mínima à bolsa, levaram o dólar a superar R$ 3,92 na máxima e puxaram o DI.
... Daqui até outubro, os dias exigirão muito sangue-frio para enfrentar as ondas de volatilidade, que registraram ontem oscilação de mais de 1.300 pontos do Ibovespa, no retrato da imprevisibilidade que marca a eleição.
... Foi começarem as especulações sobre Alckmin, para a bolsa abandonar a máxima dos 77.703 pontos (+0,81%), emplacando queda para 76.381 pontos na mínima (-0,90%). Fechou um pouco melhor do que isso.
... Mas, ainda que tenha desanuviado parte da pressão no final dos negócios (-0,34%), não conseguiu resgatar os 77 mil pontos, terminando o dia aos 76.818,72 pontos, com giro na média, de R$ 9,37 bilhões.
Comentários
Postar um comentário