Pular para o conteúdo principal

BOM DIA MERCADO

REAPROXIMAÇÃO DE EUA E CHINA DEVOLVE ÂNIMO
Por ROSA RISCALA (@rosa_riscala) *
... O convite para a visita do vice-ministro do Comércio da China a Washington, ontem à noite, animou os futuros de NY, após mais um dia de perdas com a crise turca e forte queda das commodities, que derrubou o Ibovespa e puxou o dólar. Também os pregões asiáticos reverteram a abertura negativa, sinalizando recuperação para hoje. No cenário eleitoral, repercute a contestação da PGR ao pedido de registro da candidatura de Lula.

... Raquel Dodge não esperou 24 horas para apresentar um pedido de impugnação ao TSE, que já sorteou como relator o ministro Luiz Roberto Barroso, vice-presidente do Tribunal, agora presidido por Rosa Weber.

... Havia expectativa de que Barroso decidisse de ofício e monocraticamente o pedido de registro da candidatura de Lula, mas o Broadcast apurou que ele prefere levar o caso para o plenário da Corte Eleitoral.

... O ministro comentou com interlocutores que considera a questão "institucionalmente relevante", porém, ele estaria empenhado em submeter o processo à análise do colegiado do TSE o "mais rápido possível".

... Na avaliação de petistas, a relatoria com Barroso é "péssima" porque o ministro seria "linha-dura" e sujeito à influência da opinião pública, notoriamente contrária à candidatura de um "presidiário, ficha suja".

... O PT já contestou o sorteio, para que o registro da candidatura Lula seja encaminhado diretamente ao ministro Admar Gonzaga, relator das primeiras ações de impugnação, do MBL e de Alexandre Frota (PSL-SP).

... O partido sabe que perderá essa guerra, mas vai fazer de tudo para ganhar tempo e levar Lula à TV, no horário eleitoral que começa no dia 31. É justamente isso, mais esse tumulto, que o Judiciário quer evitar.

... Negado o pedido de registro da candidatura, a defesa de Lula terá sete dias para a contestação. Poderá ainda recorrer ao STF, mas a intenção é que tudo esteja concluído antes de terminar o mês.

... Para Lula, a impugnação é importante para sustentar a narrativa de que foi excluído da eleição.

... Com 30% das intenções de voto, as pesquisas indicam boa chance de transferir quase a metade dos eleitores para a chapa Haddad-Manuela, em poucas semanas, garantindo um lugar no segundo turno.

... Até aqui, Haddad mantém desempenho muito fraco, como no Instituto Paraná, ontem, onde fez apenas 3,8%, enquanto Bolsonaro lidera (23,9%) e Alckmin não deslancha (8,5%), atrás de Marina (13,2%) e Ciro (10,2%).

... A próxima pesquisa, XP/IPESPE (nacional), será divulgada amanhã, 6ªF, antes da abertura dos mercados. A expectativa maior é para o Ibope encomendado pelo Estadão e Rede Globo, previsto para a próxima 2ªF, 20.

... Na RecordTV, a série de sabatinas com os presidenciáveis prossegue hoje com Boulos (19h). Ontem à noite, o cabo Daciolo não compareceu. Na última vez que se ouviu falar dele, estava jejuando em cima de um monte.

... Na 6ªF, a noite é reservada para o 2º debate dos candidatos na RedeTV, com possível participação de Haddad, se a emissora concordar que o vice substitua Lula. Amoêdo faz campanha nas redes sociais para ser convidado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BDM 181024

 China e Netflix contratam otimismo Por Rosa Riscala e Mariana Ciscato* [18/10/24] … Após a frustração com os estímulos chineses para o setor imobiliário, Pequim anunciou hoje uma expansão de 4,6% do PIB/3Tri, abaixo do trimestre anterior (4,7%), mas acima da estimativa de 4,5%. Vendas no varejo e produção industrial, divulgados também nesta 6ªF, bombaram, sinalizando para uma melhora do humor. Já nos EUA, os dados confirmam o soft landing, ampliando as incertezas sobre os juros, em meio à eleição presidencial indefinida. Na temporada de balanços, Netflix brilhou no after hours, enquanto a ação de Western Alliance levou um tombo. Antes da abertura, saem Amex e Procter & Gamble. Aqui, o cenário externo mais adverso influencia os ativos domésticos, tendo como pano de fundo os riscos fiscais que não saem do radar. … “O fiscal continua sentado no banco do motorista”, ilustrou o economista-chefe da Porto Asset, Felipe Sichel, à jornalista Denise Abarca (Broadcast) para explicar o pa...

Prensa 0201

 📰  *Manchetes de 5ªF, 02/01/2025*    ▪️ *VALOR*: Capitais mostram descompasso entre receitas e despesas, e cresce risco de desajuste fiscal       ▪️ *GLOBO*: Paes vai criar nova força municipal armada e mudar Guarda   ▪️ *FOLHA*: Homem atropela multidão e mata pelo menos 15 em Nova Orleans  ▪️ *ESTADÃO*: Moraes é relator da maioria dos inquéritos criminais do STF

NEWS 0201

 NEWS - 02.01 Agora é com ele: Galípolo assume o BC com desafios amplificados / Novo presidente do Banco Central (BC) agrada em ‘test drive’, mas terá que lidar com orçamento apertado e avanço da agenda de inovação financeira, em meio a disparada no câmbio e questionamentos sobre independência do governo- O Globo 2/1 Thaís Barcellos Ajudar a reverter o pessimismo com a economia, administrar a política de juros, domar o dólar e a inflação — que segundo as estimativas atuais do mercado deverá estourar a meta também este ano —, além de se provar independente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são os maiores desafios de Gabriel Galípolo à frente do Banco Central (BC). Mas não são os únicos. Com o orçamento do BC cada vez mais apertado, o novo presidente do órgão tem a missão de dar continuidade à grande marca de seu antecessor, Roberto Campos Neto: a agenda de inovação financeira. Também estão pendentes o regramento para as criptomoedas e um aperto na fiscalização de instituições...