'WSJ': Peru lidera América Latina em esforço para abraçar a economia globalizada

Matéria publicada nesta quinta-feira (9) pelo The Wall Street Journal conta que o vale ensolarado de Olmos, no norte do Peru, onde até pouco tempo se viam raposas vagando pelos campos, é agora um rico exemplo de como a agricultura pode se beneficiar da globalização, prosperando graças a investimentos de países distantes como a Suécia e Israel. 

Para os produtores do vale e de outras áreas da região, a Europa e a Ásia — particularmente a China — são mercados cruciais para garantir crescimento futuro. A reportagem afirma que no Peru, que tem sido o proponente mais veemente do livre comércio na América do Sul, milhares de trabalhadores estão plantando aspargos, manga e pimentão para exportação como parte de um esforço de se diversificar e diminuir a dependência do país na mineração. A China é um consumidor-chave. 

Ao mesmo tempo, na Argentina, o presidente Mauricio Macri vem trabalhando para reverter políticas protecionistas estabelecidas pelo governo anterior e se uniu ao Brasil em negociações para selar um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Autoridades do governo chileno também dizem que estão abertas a negociações para um pacto comercial entre 16 países liderado por Pequim.

Comentários

Postagens mais visitadas