Pular para o conteúdo principal

'WSJ': Peru lidera América Latina em esforço para abraçar a economia globalizada

Matéria publicada nesta quinta-feira (9) pelo The Wall Street Journal conta que o vale ensolarado de Olmos, no norte do Peru, onde até pouco tempo se viam raposas vagando pelos campos, é agora um rico exemplo de como a agricultura pode se beneficiar da globalização, prosperando graças a investimentos de países distantes como a Suécia e Israel. 

Para os produtores do vale e de outras áreas da região, a Europa e a Ásia — particularmente a China — são mercados cruciais para garantir crescimento futuro. A reportagem afirma que no Peru, que tem sido o proponente mais veemente do livre comércio na América do Sul, milhares de trabalhadores estão plantando aspargos, manga e pimentão para exportação como parte de um esforço de se diversificar e diminuir a dependência do país na mineração. A China é um consumidor-chave. 

Ao mesmo tempo, na Argentina, o presidente Mauricio Macri vem trabalhando para reverter políticas protecionistas estabelecidas pelo governo anterior e se uniu ao Brasil em negociações para selar um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Autoridades do governo chileno também dizem que estão abertas a negociações para um pacto comercial entre 16 países liderado por Pequim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada