Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal

 Análise Bankinter Portugal 


SESSÃO: A sessão de ONTEM foi melhor do que aparenta quando se olha para a tecnologia (-0,3% e -2,5% semis EUA), visto que os retrocessos respondem ao facto de Softbank ter vendido 0,1% em Nvidia e, por isso, ter caído -3% (Softbank -10%). Mas hoje já irá subir como correção inercial. AMD ajuda, porque sobe quase +5% em aftermarket depois de afirmar que as suas receitas anuais por chips para centros de dados irão alcançar a fronteira de 100.000 M$, que triplicará lucros neste negócio em 3/5 anos e que não descarta crescer mediante compras.


A Câmara de Representantes irá aprovar hoje a reabertura do governo americano, encerrado parcialmente há 40 dias. Trump sai reforçado pela forma como os democratas se viram obrigados a ceder. Curiosamente, os congressistas tiveram de viajar de carro por conta própria para chegar à votação em Washington, porque não há voos. Para que um viajou 16 horas no seu Harley Davidson… A reabertura fará com que o consumo privado americano se normalize pouco a pouco, porque os funcionários e semelhantes voltarão a receber os seus salários e, também, iremos ter indicadores económicos para nos guiarmos. Principalmente os relativos ao emprego, que agora é o fator-chave para que a Fed decida o que fazer na sua reunião de 18 de dezembro. O “consenso” (o que quer que isso seja, medido por Reuters) atribui uma probabilidade de 64% para uma descida de -25 p.b. até 3,50%/3,75%, mas nós não estamos nada convencidos disso… ainda, porque é óbvio que os resultados de emprego que deveremos conhecer a 5 de dezembro serão determinantes para a sua decisão.


NY +0,2% US tech -0,3% US semis -2,5% UEM +1,1% España +1,3% VIX 17,3% Bund 2,66% T-Note 4,09% Spread 2A-10A USA=+52pb B10A: ESP 3,16% PT 3,01% FRA 3,42% ITA 3,40% Euribor 12m 2,216% (fut.2,248%) USD 1,158 JPY 179,1 Ouro 4.116$ Brent 65,0$ WTI 60,8$ Bitcoin -1,7% (103.356$) Ether -3,3% (3.442$).


CONCLUSÃO: Os futuros vêm com certa alegria (ca.+0,5%/+0,6%), apoiados também por mais empresas, além de AMD, que apoiam abordagens “agradáveis”: Fedex ontem +5% ao melhorar o seu guidance 2025, ABN Amro bate expetativas 3T 2025… e Infineon publicou em linha com expetativas e sem emocionar no guidance, mas parece que o mercado esperava algo mais triste para uma empresa de semis focada em automóveis e industrial, porque sobe ca.+1% em pré-abertura. Na frente corporativa, a contrarreação positiva da tecnologia e a reabertura do governo americano e as suas consequências positivas irão favorecer uma sessão de ligeiras subidas (+0,5%?), que seria a 4.ª subida consecutiva em Wall St. e a 3.ª na Europa. Obrigações e divisas estão bastante tranquilas. 


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Guerra comercial pesada