Análise Bankinter Portugal
SESSÃO: Putin insinua uma ameaça indireta à Europa, mas o mercado continua a ignorar este risco geoestratégico aberto e os futuros das bolsas vêm a subir ca.+0,2%. Inditex publicou resultados 3T a bater expetativas e a nossa opinião preliminar é positiva (empresa incluída na nossa Carteira Modelo Espanhola de 5 Valores – em espanhol), enquanto Crowdstrike e Okta (cibersegurança) ca.-3% em aftermarket após publicarem bons resultados e guias, batendo expetativas, mas não parecem suficientes para um mercado muito exigente com a tecnologia. Na segunda-feira (1), foi o único dia fraco recente (previamente, 5 sessões em alta consecutivas, ontem subida e hoje parece que também), e provavelmente respondeu à expetativa de que o Japão suba +25 p.b. até 0,75%, a 19 de dezembro… expetativa que provocou um breve sell-off em obrigações e criptos, dando a sensação de que haverá um ponto de liquidez com um pouco de deterioração do carry-trade (realização de liquidez em yens para a investir em obrigações com yields superiores, tipicamente T-Note). Mas foi algo passageiro.
Após uma inflação e um desemprego europeus 1 décima superiores aos esperado, em ambos os casos, (+2,2% e 6,4%) publicados ontem que, no entanto, não debilitaram a bolsa europeia, hoje teremos 3 indicadores macro americanos de relevância média: às 13:15, Inquérito de Emprego ADP (+5k/+10k vs. +42k; que é melhor quanto mais alto o resultado, porque é criação de emprego privado); às 14:15 h, Produção Industrial (0% vs. -0,1%) e às 15 h ISM Serviços (52,1 vs. 52,4). A Produção Industrial é de setembro, portanto perde relevância pelo atraso. O emprego é importante, embora seja uma leitura privada de emprego apenas privado, como o Inquérito ADP. Mais importante do que o habitual pelo atraso na publicação dos números de emprego oficiais, que não sairão até 16 de dezembro. E o ISM Serviços poderá ser considerado “algo importante”, mas passará quase despercebido se sair continuísta, como se espera.
CONCLUSÃO: Provável subida “agradável” hoje (+0,2%?), que poderá evoluir em positivo (+0,5%?) se o Inquérito ADP sair bastante bom, porque já está descontado que a Fed irá baixar -25 p.b. até 3,50/3,75%, a 10 de dezembro, e um emprego bom não irá alterar essa expetativa a estas alturas, enquanto dá uma solidez ao fundo macro americano. Esta tendência de recuperações contínuas leva a pensar que não teremos um mercado fraco até sabermos a decisão da Fed e resultados de Broadcom (11), que é o nos parecia mais saudável, mas o posicionamento para 2026 já está em execução e ninguém quer adotar uma estratégia um pouco mais conservadora devido ao FOMO (Fear Of Missing Out).
FIM
Comentários
Postar um comentário