Pular para o conteúdo principal

BDM Matinal Riscala

 *Bom Dia Mercado*


Segunda Feira, 20 de Outubro de 2.025.


*China, Gaza e Rússia: a tensão que move a semana*


… A semana começa com uma bateria de indicadores informados hoje pela China, incluindo o PIB/3Tri, que desacelerou o crescimento de 5,2% para 4,8%. Apesar do ritmo mais fraco da economia, o PBoC manteve os juros estáveis, em meio às tensões comerciais com os Estados Unidos. Os mercados aguardam mais animados o encontro de Trump e Xi no final do mês, após Washington sinalizar um novo recuo. A nota de apreensão vem do Oriente Médio, após Israel e Hamas terem violado o cessar-fogo. A agenda de indicadores está concentrada na sexta-feira, com o IPCA-15 aqui e o CPI americano, como única exceção na divulgação de dados no shutdown, que completa 20 dias.


ALIVIOU – Trump surpreendeu o mercado, na sexta-feira, mudando a conversa sobre a China, quando disse que a tarifa de 100% anunciada por ele poucos dias atrás, em retaliação às novas restrições de Pequim na exportação de terras raras, não era “sustentável”.


… Os sinais de distensão foram reforçados pela confirmação do presidente de que pretende se encontrar com Xi Jinping nas “próximas semanas”, durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, na Coreia do Sul, possivelmente, entre os dias 29 de 30.


… Trump disse também que a sua relação com a China tem sido “construtiva”, e que [por isso] não iria antecipar as novas tarifas aos produtos chineses, previstas para entrar em vigor a partir de 1º de novembro. Levou as bolsas em Nova York às máximas do dia.


… No sábado, a AFP noticiou que China e Estados Unidos concordaram em abrir uma nova rodada de negociações comerciais já nesta semana.


… No domingo, em entrevista exibida pela Fox Business, o presidente Trump disse que não quer “destruir” a China, que o presidente Xi Jinping é “inteligente” e parece querer negociar as tarifas. “É a coisa certa a fazer.”


… A bordo do Air Force One, na volta do fim de semana, Trump antecipou sua exigência para revogar as tarifas aos produtos chineses, dizendo que eles precisam “retomar a compra de soja, pelo menos nos volumes de antes”, e parar de mandar fentanil para os Estados Unidos.


CHINA HOJE – Sob pressão, Pequim confirmou as expectativas de desaceleração, como crescimento de 4,8% do PIB/3Tri na base anualizada, um pouquinho melhor que o esperado (4,7%), mas abaixo de sua meta de 5%.


… Também as vendas no varejo recuaram, de 3,4% em agosto para 3% em setembro, contra 2,9% das estimativas.


… Só a produção industrial em setembro surpreendeu com forte alta de 6,5%, bem acima do consenso (5%) e de agosto (5,2%).


… Ainda nesta segunda-feira, o PBoC chinês manteve as taxas de juros de referência (LPR) inalteradas pelo quinto mês consecutivo, apesar de desaquecimento econômico: a taxa de um ano permaneceu em 3,0% e a de cinco anos ficou em 3,5%.


… A semana em Pequim será marcada pela realização da Quarta Sessão Plenária do Partido Comunista chinês, que discutirá o Plano Quinquenal do período 2026-2030, com possível foco no desenvolvimento tecnológico de indústrias de ponta.


RÚSSIA X UCRÂNIA – Na mesma entrevista à Fox Business, no domingo, Trump também falou sobre a Rússia, afirmando que tem “boa relação” com Putin e acredita que um acordo com a Ucrânia acontecerá, mas que Moscou “levará alguma coisa” de territórios ucranianos.


… No Washington Post, Putin pediu a Trump que Kiev entregue o controle total de Donetsk, uma região estratégica no leste da Ucrânia, como condição para cessar a guerra entre os dois países. A exigência foi feita no telefonema entre eles, ocorrido na semana passada.


… Já o Financial Times revelou que Trump instou Zelensky a aceitar os termos da Rússia para encerrar a guerra, durante tensa reunião na Casa Branca, na sexta-feira, quando alertou o líder ucraniano que Putin havia ameaçado “destruir” a Ucrânia caso o país não concordasse.


… Trump planeja um novo encontro com Putin em breve e essa expectativa gera especulações sobre a chance de flexibilizar as sanções à Moscou.


ISRAEL X HAMAS – No evento de maior tensão geopolítica do fim de semana, o acordo celebrado por Trump no Oriente Médio foi ameaçado por uma série de ataques de Israel contra dezenas de alvos do Hamas em Gaza.


… Israel alegou que o Hamas teria violado o cessar-fogo, disparando contra suas tropas em Rafah; prometeu responder com firmeza e assim foi feito. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que a guerra em Gaza não terminará até que o Hamas se desarme.


… Netanyahu orientou o exército a tomar “ações fortes” contra quaisquer violações do acordo, mas não ameaçou retornar à guerra. No fim de domingo, as Forças de Defesa de Israel anunciaram que retomariam o cessar-fogo, embora prontos para responder a qualquer nova violação.


… O Egito, envolvido nas negociações de cessar-fogo em Gaza, disse que contatos ininterruptos estão em andamento para desescalar a situação entre Israel e Hamas, enquanto Trump enviou o seu vice, JD Vance, para liderar uma delegação a Israel nesta semana.


… Questionado sobre a situação no Oriente Médio, Trump disse que o cessar-fogo em Gaza continua em vigor e minimizou os ataques do Hamas no fim de semana. “Alguns rebeldes podem estar por trás, talvez a liderança do Hamas não esteja envolvida.”


COLÔMBIA ENTRA NA MIRA – Em nova frente de confronto, Trump foi à sua redes Truth Social para acusar o presidente colombiano, Gustavo Petro, de traficante e “líder de drogas ilegais”, anunciando o fim dos subsídios americanos ao país.


… Petro respondeu no X, negou qualquer vinculação com o narcotráfico e disse que Trump foi “grosseiro e ignorante” com os colombianos.


NO KINGS – Milhares de manifestantes se reuniram neste sábado em Washington, Nova York e outras cidades dos Estados Unidos para protestar contra as políticas autoritárias do governo Trump, em clima de festa de rua, com bandas e muitas pessoas fantasiadas.


SHUTDOWN – Com a paralisação do governo entrando no vigésimo dia, democratas dizem que nenhum avanço é possível sem o envolvimento do presidente Trump, mas que ele não demonstra urgência em intermediar um compromisso que encerraria o impasse.


… O líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, e o líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, disseram que os republicanos mostram “pouca seriedade nas negociações” e que o líder da maioria no Senado, John Thune, não apresentou nenhuma proposta até o momento.


… Os líderes republicanos se recusam a negociar até um projeto de lei de financiamento de curto prazo para reabrir o governo, enquanto os democratas insistem que não concordarão sem garantias sobre a extensão dos subsídios de seguro de saúde.


… Na Associated Press, Trump não parece ter pressa, enquanto se ocupa das questões externas.


BRASIL & EUA – O presidente Lula desembarca na Indonésia nesta quinta-feira, em escala para a Malásia, onde ficará até o dia 28, quando espera encontrar-se com Donald Trump na Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).


… O Planalto está confiante na reaproximação entre os dois países após a conversa amistosa de Marco Rubio com Mauro Vieira, na Casa Branca.


… Segundo a mídia apurou, Lula planeja alertar Trump de que uma intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela poderia desestabilizar governos vizinhos e fortalecer o crime organizado na América Latina, produzindo o efeito contrário ao que se deseja.


… Trump autorizou a CIA a operar secretamente para derrubar Nicolás Maduro e deslocar navios de guerra ao Caribe.


… Apesar do otimismo, o governo brasileiro admite que ainda não conseguiu resultados concretos em seus pleitos; seguem vigentes o tarifaço de 50%, a cassação de vistos e o cerco da Lei Magnitsky a autoridades do Judiciário e do Executivo.


… Entre os temas de interesse mútuo, os Estados Unidos querem avançar sobre as pautas do etanol e de minerais críticos – já que as reservas brasileiras de terras raras, entre outros recursos, podem ajudar a reduzir a dependência americana de fontes da China.


… O Brasil quer o processamento nacional, com investimentos norte-americanos, o que pode ser um complicador.


… Integrantes do governo Lula veem a expansão chinesa como a grande disputa de fundo de Trump na América Latina, mas dizem que o País não vai abrir mão da relação comercial e econômica privilegiada com Pequim.


… Na Folha, se Trump pedir um afastamento da China, deve ouvir um sonoro “no way”, resumiu uma autoridade do Planalto.


… Uma das possíveis concessões seria no acesso do etanol americano – a diferença de tarifas pré-sobretaxas (18% no Brasil a 2,5% nos Estados Unidos) é uma queixa recorrente, mas o Brasil deve pedir também uma contrapartida no açúcar, que entra no país por meio de cotas.


… Está no radar também que Trump possa anunciar uma exceção ao café a todos os países, por causa da inflação interna recorde registrada após o tarifaço. A medida beneficiaria o Brasil, responsável por abastecer 30% do mercado doméstico nos Estados Unidos.


VAI ROLAR NA SEMANA – Os investidores aguardam a divulgação da inflação ao consumidor (CPI) de setembro nos Estados Unidos, prometido pelo Escritório de Estatísticas do Trabalho (BLS) para esta sexta-feira, 24, apesar do shutdown.


… O indicador, que interromperá o apagão de dados, sairá antes da reunião do Fomc da semana seguinte, no dia 29, que já impõe período de silêncio aos dirigentes do Fed. A expectativa para o CPI é de estabilidade sobre agosto, mas em patamares elevados.


… Além disso, serão divulgados na sexta o PMI de outubro da S&P e a leitura final do sentimento do consumidor de Michigan.


… No Brasil, a semana será esvaziada de indicadores, com destaque para o IPCA-15 de outubro e os dados do setor externo de setembro, ambos também na sexta-feira. Hoje, sai o Boletim Focus (8h25) e, nos Estados Unidos, as vendas de casas existentes (11h).


BALANÇOS – Netflix, Tesla e Intel estão entre as empresas que divulgarão balanços nesta semana em Nova York.


… Netflix sai amanhã (terça), junto com 3M, Coca-Cola e Western Alliance. Na quarta, tem AT&T, Alcoa, IBM e Tesla. Na quinta, American Airlines, Intel e Ford. E encerrando a semana, na sexta-feira, Procter & Gamble. Para hoje, não há resultados previstos.


… Na B3, a temporada de resultados financeiros do 3Tri tem início com Weg e Romi, na quarta-feira, e Usiminas na sexta.


… Já a Vale divulgará amanhã, terça-feira, o seu relatório de produção e vendas do terceiro trimestre deste ano, após o fechamento do mercado. O balanço do 3Tri da mineradora será reportado na próxima semana, no dia 30.


AGENDA ELEITORAL – O presidente Lula lança hoje o programa “Reforma Casa Brasil”, em solenidade no Palácio do Planalto, às 15h30, uma aposta para atrair o eleitor de renda mais baixa em 2026, após o novo modelo de financiamento de imóveis à classe média.


… A nova política pública vai oferecer crédito facilitado e apoio técnico para reformas e melhorias em moradias em todo o País, com uma linha de R$ 30 bilhões às famílias com renda até R$ 9.600 e de R$ 40 bilhões para rendas superiores a esse limite.


… No sábado, o presidente Lula anunciou para 2026 investimento de R$ 108 milhões em apoio para até 500 cursinhos populares, que preparam estudantes de baixa renda para a universidade, defendendo a universalização do programa Pé-de-Meia.


… “Nós precisamos aprovar a universalização do Pé-de-Meia para que todas as pessoas possam ter o direito de estudar. É difícil. A Faria Lima vai brigar com a gente. Os banqueiros vão reclamar. Nossa, esse governo está gastando R$ 13 bilhões com o Pé-de-Meia.”


… O presidente insistiu, no entanto, que colocar dinheiro na educação não é gasto e sim investimento.


TCU – A área técnica do Tribunal de Contas da União emitiu parecer na última sexta-feira recomendando que os ministros da Corte mantenham a decisão de obrigar o governo a cumprir o centro da meta fiscal, na hora de decidir pelos congelamentos do Orçamento.


… O documento rejeita os argumentos apresentados pela AGU, que recorreu da decisão do plenário da Corte e obteve liminar suspensiva até o julgamento do mérito. Os técnicos do TCU citam o risco de aumento da dívida bruta em “centenas de bilhões de reais”.


… “A dívida bruta se estabilizaria em 87,1% do PIB em 2035 sob a política fiscal orientada pelo centro da meta, ao passo que, sob o limite inferior, permaneceria alcançaria 89,7% do PIB em 2035, uma diferença de 2,6 pp que equivale a R$ 322 bilhões em valores de agosto.”


STF – Lula deve indicar o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal até esta terça-feira, antes da sua viagem à Indonésia e à Malásia, segundo aliados do presidente revelaram à Folha.


… Também é esperada para os próximos dias a nomeação do deputado Guilherme Boulos (PSOL) para chefiar a Secretaria Geral da Presidência.


EMENDAS PIX – O ministro Flávio Dino convocou para a quinta-feira sessão com o Congresso sobre a transparência de emendas parlamentares. Ele é o relator de diversas ações na Corte que questionam os repasses realizados sem a indicação dos nomes de deputados e senadores.


… No Estadão/domingo, em meio ao endurecimento das regras do STF, deputados e senadores aproveitaram o atraso na aprovação do Orçamento para achar brechas e turbinar suas emendas Pix, ampliando em R$ 73 milhões os repasses diretos a Estados e prefeituras.


… Embora a prática não seja ilegal, especialistas ouvidos pelo jornal avaliam que a manobra expõe uma corrida dos parlamentares por dividendos políticos, com a antecipação das transferências de olho nas eleições de 2026.


SEXTOU – Em clima de descontar riscos, os mercados globais foram invadidos por um sentimento de risk-off na sexta-feira, quando resolveram relativizaram a guerra comercial e surfar em uma onda de otimismo.


… Prevaleceu a impressão de que Trump blefou na ameaça de 100% das tarifas à China e agora opta pelos caminhos diplomáticos, em meio às reviravoltas que têm sido a marca registrada de suas táticas de negociação no tarifaço.


… Além ‘disso, o investidor se recobrou no pregão antes do final de semana do susto com as perdas dos bancos regionais norte-americanos com fraudes em empréstimo, preferindo avaliar os episódios como isolados.


… Baixada a poeira com as tensões comerciais e de crédito bancário, o índice Vix do medo devolveu quase todo o salto de mais de 20% das véspera, as bolsas em NY retomaram o ânimo e o Ibovespa recuperou os 143 mil pontos.


… O dólar caiu para a faixa de R$ 5,40 e só quem ficou de fora da onda positiva foram os juros futuros, que voltaram a encarnar os riscos fiscais. A notícia da Folha de que o Congresso quer driblar o arcabouço acendeu o alerta.


… Os parlamentares querem aprovar uma medida que do arcabouço parte das despesas com educação e saúde financiadas com dinheiro do Fundo Social do Pré-Sal e gastos bancados com recursos de empréstimos internacionais.


… A iniciativa foi incluída em um projeto de lei já aprovado pela Câmara e agira tramita no Senado.


… A manobra articulada em Brasília se soma ao desconforto com o populismo do governo, de olho no ano eleitoral.


… Especialmente a ponta longa da curva do DI incorporou prêmio de risco fiscal, descolada do alívio do câmbio.


… Com leve viés de alta, o contrato de juro para Jan/29 terminou a 13,330% (contra 13,320% na sessão anterior); Jan/31 subiu a 13,605% (de 13,582%); e Jan/33, a 13,745% (de 13,726%).


… O vencimento para Jan/26 (14,897%) ficou perto do ajuste de 14,895%; e o Jan/27 caiu a 14,010% (de 14,023% no pregão da véspera), mais relaxados com Trump.


… A suavização do seu discurso, admitindo ser inviável uma tarifa extra de 100% sobre a China e dizendo acreditar que “tudo ficará bem”, desarmou pressão no dólar à vista, que engatou queda de 0,69%, cotado a R$ 5,4055.


… Na semana, caiu quase 1,8%. A moeda americana opera na banda de baixo do intervalo de R$ 5,40 a R$ 5,50, com a reconciliação de Washington com Pequim e, mais do que tudo, diante do carry trade atraente do momento.


… O BC realiza hoje dois leilões de linha (venda de dólares com compromisso de recompra), para rolagem do vencimento de novembro. Os leilões, de até US$ 1 bi no total, ocorrerão de forma simultânea, das 10h30 às 10h35.


SR. SIMPATIA – Apesar da convicção (só para não dizer certeza absoluta) de que o Fed vai promover cortes acumulados dos juros, uma queda do DXY na sexta-feira foi neutralizada pelo tom amistoso de Trump com a China.


… No pano de fundo, também entrou na conta o menor estresse com o sistema financeiro americano. Antes do período de silêncio, o Fed boy Alberto Musalem disse que as condições de crédito estão “muito boas” agora.


… Sobre os juros, disse que pode apoiar reduções adicionais, caso os riscos para o mandato de emprego se materializem, os riscos para a inflação se mantenham contidos e as expectativas continuem ancoradas.


… Praticamente estável, o DXY fechou em leve alta de 0,09%, a 98,433 pontos. Com Trump mais manso, o iene caiu para 150,50/US$ e o euro recuou 0,31%, a US$ 1,1669. A libra esterlina pouco oscilou (-0,06%), a US$ 1,3432.


… Com o encontro entre Trump e Xi Jinping de pé e a reprecificação dos riscos bancários, o investidor desfez o apelo de proteção nos Treasuries e o yield da Note-10 anos voltou a 4,000%, um dia após ter furado esta marca (3,978%).


WISHIFUL THINKING – O investidor vendeu segurança e comprou risco: o Dow Jones subiu 0,52%, aos 46.190,61 pontos; o S&P 500 teve alta de 0,53%, aos 6.664,01 pontos; e o Nasdaq avançou 0,52%, aos 22.679,97 pontos.


… No embalo de Nova York, o Ibovespa fechou em alta firme de 0,84%, reconquistou os 143 mil pontos (143.398,63) e registrou volume financeiro melhor, de R$ 26,5 bilhões, impulsionado pelo exercício de opções sobre ações.


… No contexto de maior apetite por risco, os bancos exibiram fôlego e agora acionam a contagem regressiva para a temporada dos balanços, na semana que vem. O lucro das maiores instituições deve crescer, em média, 3% (UBS BB).


… Bradesco ON subiu 1,10%, a R$ 15,05; Bradesco PN, +0,68%, a R$ 17,68; Itaú, +0,35%, a R$ 37,49; Santander unit, +0,68%, a R$ 28,20; e o papel do BB saltou 2,60%, negociado no fechamento na máxima intraday de R$ 20,90.


… A sensação de que o Ibama está prestes a anunciar o sinal verde à exploração da Margem Equatorial contagiou as ações da Petrobras (PN +0,95%, a R$ 29,73; e ON +0,48%, a R$ 31,64), que faturaram ainda a alta do petróleo.


… O Brent para dezembro avançou 0,38%, a US$ 61,29, com os sinais de entendimento de Trump com a China.


… Ainda entre as commodities, o minério de ferro caiu de leve (-0,19%) e levou a Vale junto (-0,28%), mas a ação resistiu acima de R$ 60, cotada a R$ 60,13, no melhor patamar em quase dois anos. Na semana, avançou 2%.


COMPANHIAS ABERTAS – O aval do Ibama para a licença ambiental de exploração da Margem Equatorial pela PETROBRAS, na bacia da Foz do Amazonas, é esperado para a qualquer momento. O processo está próximo de ser analisado de forma conclusiva, apurou o Broadcast.


AMBIPAR. O prazo para a empresa entregar um pedido de recuperação judicial começa a ser contado nesta segunda-feira, após a cautelar que deu proteção contra credores ter vencido neste fim de semana. O pedido pode ser entregue qualquer dia, inclusive hoje.


BRASKEM informou que Camex decidiu manter por mais um ano, até outubro de 2026, a alíquota do imposto de importação de 20% para as resinas polietileno (PE), polipropileno (PP) e PVC.


SUZANO anunciou a precificação de uma emissão e oferta de panda bonds em duas tranches, voltadas para o mercado chinês. O valor total é de US$ 196 milhões, com vencimento até 2030.


REDE D´OR abriu negociações com Aliança e Dasa, após discordar de preço pedido por Fleury. (Lauro Jardim/Globo)


ASSAÍ. O Citi manteve a recomendação de compra, mas reduziu o preço-alvo do papel R$ 13,60 para R$ 11,80.


IGUATEMI. Radar reduziu participação na companhia de 10,2% para 9,91% do total de ações preferenciais, passando a deter 43.159.600 de papéis do tipo.


EZTEC lançou dois empreendimentos no terceiro trimestre, somando um valor geral de vendas (VGV) de R$ 475 milhões, considerando apenas a participação da companhia nos projetos…


… Esse valor representa queda de 31,6% na comparação anual e de 3,1% na base trimestral.


IRANI PAPEL E CELULOSE. O conselho de administração aprovou a realização da sexta emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em série única, no valor de R$ 120 milhões.


ENERGISA e a controlada direta Energisa Transmissão de Energia (ETE) informaram que energizaram o reforço da subestação Oriximiná, no Pará, para aumento da potência instalada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada